Durante a a história da arte ja foram feitas inúmeras pinturas obscuras e assustadoras, mas com certeza podemos considerar que a pintura do espanhol Francisco Goya “Saturn Devouring His Son” está entre as mais (se não A mais) perturbadoras.

A história por trás da pintura é um mito grego bastante conhecido: O mito do grande titã Cronos (Saturn em romano). A lenda conta que após Cronos se apossar do trono de seu pai, foi lhe contado uma profecia de que um de seus próprios filhos faria o mesmo com ele, então, sempre que sua rainha Reia dava a luz, Cronos engolia a criança por inteiro.

Este mito fora representado em várias pinturas, porém, a maneira com que Goya resolveu contar esta história em sua arte é mais horrenda e grotesca do que as outras. O pintor fez questão de não representar nenhum traço de beleza na cena, ele a retratou de uma forma bruta. Cronos está mastigando seu filho, que ja teve sua a cabeça engolida, o sangue está escorrendo pelo que resta de seu corpo e uma das características mais perturbadoras da pintura é o fato de que o filho de Cronos não esta representado uma criança mas sim um adulto, ou seja, ele tinha plena consciência de tudo que estava acontecendo.

Além disso tudo, há um motivo que faz com que a pintura de Goya realmente se destaque em meio a tantas outras que é a história por trás da obra e onde ela foi encontrada.

Francisco Goya cresceu em Zaragoza, Espanha e estudou arte lá. Seu primeiro emprego de verdade foi na fábrica de tapeçaria real, onde produzia peças elegantes, alegres e coloridas, que retratavam a nobreza e cenas bonitas do cotidiano real. O artista inclusive se tornou o pintor de corte oficial do rei Charles IV.

Em 1793, uma doença desconhecida o deixou surdo, fazendo com que Goya passasse a enxergar e retratar o mundo ao seu redor de uma forma muito mais obscura. Sem a audição, ele passou a perceber como o seu país, que antes prosperava, estava se afundando em tempos sombrios, principalmente após a invasão de Napoleão.

Aterrorizado com a guerra e com a sua doença, Francisco Goya pintou 14 murais macabros e assustadores nas paredes de sua casa. Mais tarde, essas obras foram encontradas e denominadas “Dark Paintings”, entre elas a Saturn Devouring His Son, encontrada na sala de jantar.

Este quadro pode ter inúmeras interpretações, mas após entender a trajetória de Goya e suas desilusões com seu país e sua vida, pode-se concluir que ele estava tentando exorcizar seus demônios internos através desses murais e, principalmente, desta obra em particular. Francisco Goya Pintou esses murais em sua casa, onde não queria que o mundo os visse, como uma forma de tentar externar a dor e angústia que sentia dentro de si.

Para entender um pouco mais sobre esta obra e a vida de Goya, assista o video do canal Nerdwriter.

 

 

sou legal mas nem tanto.