Sinapse por Hanna Back e tradução de Christian Michelassi. 30/04/2009 as 3:46.

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Para aqueles que acreditam que o celular é a mídia perfeita, a espera para que isso se concretize tem sido mais que longa.

Mesmo que o celular tenha ganhado mais espaço dentro dos budgets de propaganda, esse gadget não tem sido todo o frenezí que publicitários e profissionais da comunicação estavam esperando.

O que tem acontecido que o mobile advertising funciona?

  1. As Informações dos usuários são privadas ou reservadas e sem essa informação é difícil conseguir uma segmentação e os usuários certos sem uma base de dados. Se a publicidade não é customizada para aquele que a recebe, estamos esquecendo a razão principal do porquê usamos o celular como mídia. Portanto alguém tem que dar a informação e torná-la disponível.
  2. As plataformas e software dos celulares são diferentes para cada marca e montadora de aparelhos, portanto toda campanha e programa tem de se adaptar, o que eleva os custos e como estamos em uma indústria “custo por um”  isso é pouco viável.
  3. O mercado é complexo. Agências, desenvolvedores, operadoras: Todos querem ter uma fatia desse Mercado.

Mesmo que da mídia móvel ainda não foi extraído todo seu potencial, existem alguns indicadores de como fazer a publicidade móvel funcionar:

– Crie uma experiência que gere ligação. Um bom exemplo é o Eagle Eye Freefall. Use todos os recursos do celular para esse propósito. (GPS, SMS, MMS, Voz, Camera, 3g). Também entregue algum valor para o cliente.

– Identifique o momento em que os clientes estão em movimento e selecione o momento em que os aplicativos ou publicidade terão atenção total ou melhor recepção pelo usuário. Não incomode-o as 8 da manhã com uma mensagem de voz. É um absurdo!

Já que as operadoras não liberam informações de usuários, faça com que eles se cadastrem em seu site e passe essas informações. Dessa maneira você consegue fazer a segmentação e usar aplicativos click for call: O cliente fornece o número e a empresa entra em contato.

Se você cair na tentação da síndrome do Appvertising (Publicidade através de aplicativos), estudos indicam que apenas 20% dos usuários usam esses tipos de aplicativos gratuitos no iPhone após o primeiro dia de instalação. Você terá melhores resultados se seu aplicativo for realmente útil como um serviço ou muito viciante. E não, um logo enorme não é viciante, Ao menos que você seja o gerente de marca. Transforme-se em um meme para ter resultados melhores.

K.I.S.S. (Keep it simple, st*pid ou Deixe simples, id*ota)

Twitter @HannaIsBack, @NewronioESPM e @Michelassi

*Exposure 2, Orange UK, 2009.

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