Recentemente a Zara lançou uma linha unissex de roupa. As peças não apresentam muita variação de cor e corte, mas aparentam ser bem confortáveis. Muitos criticaram que a marca deveria ter ousado mais, ter proposto modelos que quebrassem mais paradigmas.

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Para esses que queriam um pouco mais de ousadia, a C&A lançou a campanha com o slogan “Misture, Ouse e Divirta-se” promovendo uma ruptura da binaridade do gênero. O poético filme que lança a campanha mostra homens e mulheres quebrando paradigmas. Atenção para a música incrível de trilha sonora.

Isso é a macrotendência do pós-gênero. Jean Jacque Derrida e Judith Butler, teóricos importantes sobre o tema, defendem que a identidade e diferença são construções sociais. Dividimos um mundo em dois, enquanto ele é muito mais do que só isso. A tendência é a quebra desse binarismo, uma vez que há a transição entre aquilo em que se acreditava ser coisa de homem e aquilo que era coisa de mulher.

Uma vez que a modernidade é líquida, se é impedido a fixação. Por isso o mais legal é abordar a fluidez, inclusive sobre gênero. Se você pensa que “Ah! Mas com roupa essa questão se faz mais necessária abordar.”, veja a campanha de Magnum com dragqueens:

Acompanhar tendências é importante para que as marcas não estagnem, pois um dia elas vão deixar de ser tendência para se tornar uma evidência. Na hora que isso chegar, talvez seja tarde demais para se adequar.

Texto de Victor Brandão

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