Digital

Promessa digital

By Victoria Carneiro

March 30, 2015

Para os namorados que visitam a cidade do amor, a Pont des Arts é quase parada obrigatória. A tradição de escrever os primeiros nomes do casal em um cadeado, coloca-lo na ponte e jogar a chave no rio Sena começou em 2008 e não parou mais. Turistas e locais deram prova do seu compromisso desse modo, mas eram tantos cadeados (em fevereiro de 2014 eram aproximadamente 700 000) que em junho do ano passado uma parte do parapeito caiu.

Dois meses depois, o governo parisiense começou a campanha Love Without Locks, que visa encorajar turistas a tirar selfies ao invés de continuarem a tradição. Com a frase “Nossas pontes não podem mais aguentar seus gestos de amor. Libertem-nas declarando seu amor com #LoveWithoutLocks” a mensagem era clara porém pouco adotada por ser o auge da temporada de turistas e por isso mais de 50% da ponte teve que ser reforçada com madeira. Em setembro, uma tática mais prática foi adotada: 3 painéis de vidros foram posicionados de modo a impedir que os cadeados fossem colocados.

Desde o começo de 2015 os cadeados tem sido retirados para evitar que mais acidentes aconteçam.

Mas a empresa de comunicação Orange arranjou a solução: a campanha Relock Love, que consiste em uma reprodução virtual exata da famosa ponte.

O fotografo Alexis Bourdillat passou mais de 7 meses tirando fotos individuais de cada cadeado para que pudessem ser colocados em seus lugares originais na versão digital.

Assim, casais de todo mundo podem compartilhar suas histórias, sendo que algumas até vivaram vídeos.O site também permite que novos cadeados sejam adicionados.

Agora, difícil é lembrar onde está o cadeado.