Vivemos mais e mais no tempo da utopia, palavra simbólica cuja raiz significa “fora do lugar”.

No âmbito da educação contemporânea a utopia faz parte de qualquer bom projeto pedagógico, apontando para esforços cotidianos de um hoje que buscam uma transformação futura. O conhecimento não se constrói somente nas salas de aula mas, sobretudo, em projetos educacionais que envolvam a pesquisa e metodologias que ativem a iniciação científica e convidem professores e estudantes a trilharem um mesmo caminho utópico do movimento, da inquietação, da transformação.

Assim, é com muita alegria e orgulho que gostaria de registrar que a ESPM, aqui representada pelo curso de Publicidade e Propaganda, vem investindo constantemente na participação de seus estudantes e professores em Congressos e Encontros Científicos.

Um caso recente e exemplar é o INTERCOM, que marca o 38º aniversário desta Sociedade Científica, transformando a instituição na mais duradoura e importante do país. Essa tradição dos estudos de comunicação, aliada a modernização e transformação reflexiva por que vem passando a área nas últimas décadas que a programação do INTERCOM RIO 2015, encerrado ontem, dia 7 de setembro, procurou retratar.

FullSizeRender-1

A ESPM teve uma participação importante neste congresso, enviando mais de uma dezena de seus estudantes, acompanhados de quatro professores, para apresentarem seus trabalhos nas sessões do “Intercom Júnior – XI Jornada de Iniciação Científica em Comunicação”, um espaço acadêmico destinado a acolher pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em comunicação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, encaminhadas diretamente pelo aluno com o apoio de seus respectivos orientadores.

FullSizeRender

Outra grande conquista da ESPM foi no “Expocom – XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação”, um espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica.

A Agência ARENAS-ESPM, foi a vencedora de Melhor Agência Experimental do Brasil, representada pelo estudante Lucas Louzada. É bom lembrar que já havíamos faturado o prêmio no Expocom-Sudeste.

FullSizeRender-2

Parabéns a todos os envolvidos no processo e, deixo aqui uma citação que, creio, ilustra simbolicamente esta nossa travessia acadêmica:

“Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma realidade elementar: no momento em que nos compromissamos, a Providência também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor. Como resultado da decisão, seguem todas as formas imprevistas de coincidência, encontros e ajuda, que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode e deve começar. A coragem contém, em si mesma, o poder, o gênio e a magia” (Goethe)

IMG_0245

João Carlos Gonçalves (Joca)

Doutor em Linguagem e Educação pela USP; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor de Fundamentos da Comunicação e Semiótica Aplicada na ESPM.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.