TV & Cinema

“Privacidade Hackeada” e o poder de tráfico de dados

By Gabriela Fernandes

August 06, 2019

Esse documentário com certeza fará você pensar duas vezes antes de procurar qualquer coisa na Internet. “Privacidade Hackeada”, já disponível na Netflix, explora o lado obscuro da web, colocando o caso da empresa Cambridge Analytica no centro das discussões.

O filme traz assuntos que estão cada vez mais pertinentes nos dias de hoje, como a manipulação de dados e das redes sociais e a forma que grandes empresas e corporações utilizam dessas informações para benefício próprio, como a Cambridge Analytica. O grande estouro ocorreu em março de 2018, quando foi revelado que a empresa utilizou de dados de usuários do Facebook a partir de quizzes que eles fizeram para influenciar os resultados eleição de Donald Trump e a decisão do Brexit.

O documentário mostra diversas entrevistas sobre o caso, porém acompanha de forma mais profunda a vida de Brittany Kaiser, uma ex-funcionária da Cambridge Analytica que se arriscou ao se opor contra a empresa em que trabalhou para conseguir informações sobre o caso.

Além disso, “Privacidade Hackeada” também faz relatos sobre o professor David Carroll da Parsons School of Design, de Nova York. Ele processou a Cambridge Analytica a fim de descobrir como seus dados foram usados, tornando-se um dos protagonistas na luta de transformar o direito sobre as próprias informações digitais em direitos humanos.

O filme mostra que Internet não é um lugar onde apenas se compram coisas. Informações pessoais parecem ter virado a verdadeira mercadoria da web.