Publicidade

Presas nas alturas

By Bruno Guimarães

August 31, 2015

A comunicação é uma das poucas coisas que podemos afirmar que sempre existiu e sempre vai existir. Os homens das cavernas já eram publicitários com suas pinturas rupestres e assim a comunicação não é uma exclusividade moderna, é uma crescente no decorrer das gerações. A crescente percorreu os comerciantes de vinho da Mesopotâmia com as pedras talhadas em relevo, os gregos em seus rolos de madeira, Egípcios em seus hieróglifos, entre outros.

Por falta de recursos tecnológicos na época, o Outdoor foi a primeira forma que os publicitários tinham para comunicar seus produtos, serviços e ideias de forma rápida e fixação objetiva. Porém, sua viabilização só passou a existir com a criação da impressão em papel.

Desde sua criação, o outdoor passou a ser uma forma dinâmica e de extrema visibilidade para o expectador, mas acima de tudo, um meio grandioso de se explorar a criatividade.

Baseando-se nesse conceito de grandiosidade e criatividade, a Netflix apostou em uma forma diferente de divulgar o lançamento da terceira temporada da série Orange is the New Black (OITNB) na França, colocando suas detentas nas alturas. Em uma ação em Paris, celas foram fixadas em um prédio com as prisioneiras com a roupa laranja e as carcereiras típicas da série como visto no vídeo abaixo.

De grande repercussão, OITNB é uma série norte americana lançada pela Netflix em 2013 baseada no livro de Piper Kerman “Orange is the New Black: My year in a women’s Prison”. Em sua terceira temporada e com confirmação da quarta, a série conta a história de Piper Chapman, uma mulher de Nova York que é condenada a cumprir 15 meses de prisão por transporte de dinheiro proveniente de drogas, delito que cometeu ao lado de sua ex namorada Alex Vause dez anos antes de ser presa. Mesmo criando uma nova vida ao lado do seu marido, Larry Bloom, Piper se entrega e reencontra sua ex namorada na prisão, o que balança os seus sentimentos.

Abordando o convívio e as dificuldades da prisão, homossexualidade, tráfico interno de drogas, sexo, transsexualidade, o drama da prisão e a superação de forma divertida, a comédia dramática ainda nos promete muito tempo de exibição se depender de seu sucesso e Netflix terá que pensar em formas cada vez mais criativas para sua divulgação.

Como a criatividade é a capacidade de inovar no modo de agir, segue alguns dos melhores outdoors já inventados, ilustrando como a comunicação pode transcender quaisquer expectativas.