A franquia de “Toy Story” sempre esteve muito à frente em termos de inovação no mundo da animação. Seu quarto filme, lançado no primeiro semestre desse ano, entretanto, conseguiu ultrapassar ainda mais essas barreiras e pode ser considerado uma verdadeira obra-prima. Para provar isso, o canal do YouTube “Nerdwriter” fez um vídeo mostrando como a Pixar utilizou câmeras e lentes falsas mas que pareciam muito realistas.

“Toy Story 4” conseguiu alcançar uma estética maravilhosa que parece incrivelmente real. É muito interessante como eles fazem isso sendo que o longa é sobre brinquedos que têm vida e precisam navegar em um mundo que não foi construído para eles.

A Pixar levou aspectos como comportamento e movimento de personagem a outros níveis que ninguém esperava. Outra coisa que o estúdio incorporou em seus últimos filmes que eleva sua visão cinematográfica é o uso de câmeras e lentes do cinema virtual. De acordo com o vídeo, as escolhas de câmera e lentes, mesmo que elas sejam virtuais, são extremamente sofisticadas. Elas são usadas em filmes com direções de fotografia consideradas muito bonitas. Na verdade, os produtores da animação estudaram muito para imitarem os efeitos de equipamentos reais.

Um ponto de “Toy Story 4” muito admirado pelos fãs de cinema é o modo que a luz é trabalhada. Cada pontinho de luz desse filme é incrivelmente realista, desde a iluminação vindo de uma janela até as luzes de um parque de diversão.

O diretor de fotografia do longa é DP Patrick Lin, o mesmo que dirigiu animações como “Up: Altas Aventuras” e “Divertidamente”, além do famoso curta “O Guarda-Chuva Azul”. O vídeo mostra que, nesse curta, foram utilizadas técnicas de movimento de câmera virtual que imitam capturas de movimento que atores fazem quando estão gravando um filme.

Essas técnicas foram mantidas em outras produções da Pixar como “Divertidamente”, em que Lin contrastou o mundo real com o mundo da mente da personagem principal a partir de movimentos de câmera. No primeiro, a câmera é leve, linear e mais lenta enquanto que, no segundo, a câmera é mais “nervosa” e “tremida”.

Quando Lin foi perguntado se a abordagem cinematográfica dele muda de live-actions para animações, ele afirmou que, em termos de sensibilidade, é a mesma coisa pois o objetivo é contar uma história visualmente e o jeito de fazer isso para ambos os tipos de filmes é exatamente o mesmo.

A forma que você deixa a câmera montada, o tipo de lente que você usa ou qual ângulo, não importa se é live-action ou uma produção animada, a técnica é a mesma.

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