Arte & Design

Por que os logos estão ficando todos iguais?

By Carolina Bertoni

February 27, 2018

Grandes empresas possuem sua marca registrada através de seu logotipo, mas, ultimamente isso vem mudando muito. Grandes companhias que são líderes de seus serviços modificaram seus logos, tornando-os mais simplificados e similares entre si. Google, Airbnb, Spotify e Pinterest são exemplos notáveis. Mas, por que tal modificação?

Segundo a Co.Design, há uma busca pelo simples, legível e coeso. Todos os dias, o consumidor recebe milhares de informações. Seja nas ruas ou em suas casas essas empresas querem justamente o contrário, ou seja, deixar tudo mais claro para quem está buscando seus serviços.

Um logo simplificado transmite a ideia de funcionalidade e satisfação. A forma como seu conteúdo é consumido também influiu para essa escolha, hoje, a maioria das pessoas usam smartphones durante todo o dia, e com essa mudança o logotipo tem uma melhor adaptação e percepção.

Outro ponto é que, quanto mais a tipografia é genérica, mais familiarizado o consumidor se sente, e assim é mais fácil da marca entrar em sua rotina, se tornando mais presente na vida das pessoas, sem que elas percebam. Dessa forma, é possível afirmar que o logotipo não define a marca, mas sim o seu serviço, e é nele que a empresa deve se concentrar.

A tendência é que cada vez menos empresas sejam conhecidas pelos seus logos, mas sim pela sua competência. A aposta do site “Oh No Type” é na mudança do Instagram para daqui a 6 meses, nós concordamos com esse palpite, e você?