Grandes empresas possuem sua marca registrada através de seu logotipo, mas, ultimamente isso vem mudando muito. Grandes companhias que são líderes de seus serviços modificaram seus logos, tornando-os mais simplificados e similares entre si. Google, Airbnb, Spotify e Pinterest são exemplos notáveis. Mas, por que tal modificação?
Segundo a Co.Design, há uma busca pelo simples, legível e coeso. Todos os dias, o consumidor recebe milhares de informações. Seja nas ruas ou em suas casas essas empresas querem justamente o contrário, ou seja, deixar tudo mais claro para quem está buscando seus serviços.
Um logo simplificado transmite a ideia de funcionalidade e satisfação. A forma como seu conteúdo é consumido também influiu para essa escolha, hoje, a maioria das pessoas usam smartphones durante todo o dia, e com essa mudança o logotipo tem uma melhor adaptação e percepção.
Outro ponto é que, quanto mais a tipografia é genérica, mais familiarizado o consumidor se sente, e assim é mais fácil da marca entrar em sua rotina, se tornando mais presente na vida das pessoas, sem que elas percebam. Dessa forma, é possível afirmar que o logotipo não define a marca, mas sim o seu serviço, e é nele que a empresa deve se concentrar.
A tendência é que cada vez menos empresas sejam conhecidas pelos seus logos, mas sim pela sua competência. A aposta do site “Oh No Type” é na mudança do Instagram para daqui a 6 meses, nós concordamos com esse palpite, e você?
Você precisa fazer login para comentar.