A tão campanha para doação de órgãos da Leo Burnett, a qual Conde Chiquinho Scarpa foi protagonista, causou uma polêmica considerável no meio publicitário, pois nada se esperava do mero enterro de um carro Bentley (diga-se de passagem vale mais de 1 milhão de reais) além de alguém que queria chamar atenção. Porém, como todos acompanharam no decorrer da história, não foi bem assim.

Quando a campanha bombou, relatamos no post Uma Vida Vale mais que um Bentley a verdadeira intenção dela, promover a doação de órgãos com a seguinte frase: “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos”, assim abrindo a Semana de Doação de Órgãos que ocorreu do dia 23 a 29 de setembro.

“Eu fui julgado por querer enterrar uma Bentley, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas enterra coisas muito mais valiosas que meu carro. Elas enterram corações, rins, fígados, pulmões, olhos. Isso sim que é um absurdo. Com tanta gente esperando por um transplante, você ser enterrado com seus órgãos saudáveis que poderiam salvar a vida de várias pessoas, é o mais desperdício do mundo. O meu Bentley não vale nada perto disso. Nenhuma riqueza, por maior que seja, é mais valiosa que um único órgão, porque nada é mais valioso do que uma vida”, anunciou Scarpa.

O evento para simbolizar realmente um enterro, contou com uma cova no próprio jardim do conde, coroa de flores e com direito a encenações, que surpreenderam a mídia quando revelado o verdadeiro motivo. O Bentley chegou a ser colocado na cova, porém não foi enterrado.

O Newronio não poderia deixar o acontecimento da campanha ser percebido apenas por quem acompanha a internet, e com a intenção de aproximar os alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) da tomada de decisão da campanha, da desenvoltura e da importância que um barulho como esse gera para o público hoje em dia, o próprio Chiquinho Scarpa, Marcelo Rizério (diretor de arte da Leo Burnett) e Christian Fontana (redator da Leo Burnett), estarão na faculdade dia 23/10 (quarta), no auditório Victor Civita, a partir das 13h30 dando uma palestra aos alunos da instituição.

Enterrar o Bentley foi uma boa ideia? Afinal, o que mudou na doação de órgãos com toda essa encenação? O que Chiquinho Scarpa ganhou com isso? Descubra tudo isso que você não encontra na internet, conversando com os responsáveis por essa ideia e ouvindo o que eles têm a dizer.

carasdaleo

(Christian Fontana e Marcelo Rizério – responsáveis pela campanha da Leo Burnett)

 

Estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM, a tecnologia, música e comportamento humano me encantam de uma forma especial. Apaixonada pela felicidade, acredito que um sorriso pode mudar completamente o dia de uma pessoa.