Sinapse por Ingrid Halpern, 13/07/2010

Durante o intervalo do jogo de decisão da Copa, a Brahma lançou uma polêmica: se o caminhão, a geladeira e a embalagem são vermelhos, por que a lata é branca?

Pronto! Agora a pergunta já está na boca do povo, sendo discutida no Twitter e no Facebook, além de várias enquentes na rua pra encontrar a resposta mais plausível. E até arrumaram um hipnólogo para responder a pergunta. Em dois dias de campanha, os vídeos lançados no Youtube pela marca já obtiveram mais de 6000 acessos.

Todo esse buzz serve para dar início a uma nova fase da Brahma: a latinha deve adotar uma nova aparência em breve. Primeiro a marca lança a discussão para depois impressionar com a latinha nova, que será toda vermelha, a qual já está em processo de produção.

Enquanto isso, ao pesquisar sobre a polêmica da latinha branca da Brahma, encontrei um blog de um designer que dava duas explicações simples, mas bastante aceitáveis. Uma das respostas é que a lata é branca para destacar o logotipo. Como o fundo é branco e só um elemento no meio é vermelho, automaticamente o olhar será guiado para o centro, onde está a logomarca da Brahma.

Bruno, o designer responsável pelo blog, deu outra explicação, esta última de caráter mais psicológico: costumamos fazer associações com as marcas de acordo com a cor da latinha. Por exemplo, ao nos depararmos com uma latinha vermelha, a marca que nos vem à cabeça é Coca-Cola, devido à experiência visual que já tivemos com a tal.  Mas e com as cervejas, cujas latas da maioria das marcas são brancas? Como diferenciá-las?

Aí que vem a Brahma, que em breve chegará às prateleiras dos pontos de venda totalmente vermelhinha, justamente para se destacar das demais.

E aí, o que você acha da discussão?

Twitte-nos e dê sua opinião @newronioespm