Quem imaginaria que uma campanha para incentivo de doação de orgãos poderia ser engraçada?

Esse tipo de comercial costuma apresentar um clima muito pesado, trazendo muitos dados sobre morte, evidenciando o sofrimento que as pessoas passam e  colocam um fundo musical que provoca uma grande tensão.

Esse é um exemplo de campanha que obedece bem aos requisitos dessa fôrma de comercial de doação de orgãos. Ela é de 2010.

Quebrando totalmente esse costume, a agência Duval Guillaume criou uma campanha para a Re-born to be Alive que trouxe humor para uma situação tão tensa, deixando o comercial e os cartazes com uma ideia mais leve. Assim ao invés de apelar pelo emocional, ela passa a mesma informação – você pode salvar 8 vidas se tornando um doador de orgãos – de forma divertida.

Tanto o comercial quanto as mídias impressas falam de ideias estúpidas e perigosas que algumas pessoas colocam em prática, arriscando a própria vida sem nenhum propósito além de mostrar que conseguem. Então se você quer arriscar sua vida por nada, pelo menos salve a vida de alguém.

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A Re-born to be Alive é uma organização não-governamental da Bélgica que costuma ter estratégias de publicidade bem interessantes. Em 2013, eles criaram o Re-born App.

A ideia veio do fato de que as pessoas costumam baixar apps de eventos grandes aos quais vão comparecer, mas quando o evento passa, o app torna-se inútil. Então, eles fizeram uma parceria com criadores desses apps de eventos para dar uma “segunda vida” para seus aplicativos. Através de uma atualização, quando as pessoas entravam novamente no app do evento, eram apresentadas informações sobre doação de orgãos sendo possível até se inscrever pelo app de uma forma bem fácil e simples.

Também feito pela Duval Guillaume, no mesmo ano de 2013, eles fizeram uma parceria com grandes empresas como a Renault e a Bongo em que quando ligassem para eles e ficassem na linha de espera, ouviriam uma mensagem da Re-born, apresentando a ideia de que esperar na lista de doação de orgãos não é legal.

Música, música e música.