Sinapse por Marília Matai, 08/09/2009
Você pode não saber definir o que é um podcast, mas pode ter certeza que você já viu um, ou melhor, ouviu um podcast.
Podcast é uma verdadeira idéia fora da caixa, sem regras e sem discriminação de conteúdo. É uma forma de publicação de arquivos de mídia digital em som.
Um arquivo feito principalmente com voz, que pode ter efeitos sonoros, vinhetas e músicas. E o melhor de toda essa liberdade de expressão, onde você pode falar sobre o quiser, fazer humor, comentar artigos e até mesmo protestar contra uma causa, é a facilidade em que qualquer um tem para gravar um podcast. Lógico, você só precisa de algum recurso para realizar a gravação.
Outra grande vantagem do podcast, é a facilidade de encontrá-los pela internet de forma gratuita em sites, blogs, sites de armazenamento de podcasts onde é possivel fazer dowloads, grava-los em CD, ou MP3 e até mesmo passar para o seu celular, e escuta-los em qualquer lugar e qualquer hora.
Assista o vídeo abaixo, para entender melhor.
Agora, se você quer criar seu próprio conteúdo, vamos aos primeiros passos.
Como criar um podcast:
- Escolha um tema qualquer.
- Se não gostar de roteiros, tente escrever em tópicos tudo o que deseja falar em seu podcast para seguir uma linha de raciocínio.
- A maneira mais simples de gravar um podcast é gravar pelo seu computador utilizando um microfone. Salve sua gravação.
- Se preferir, edite seu podcast com um software simples de edição de som. Recomendo o Audacity
- Publique e divulgue seu trabalho.
Onde publicar:
– Podpods
– Odeo (rede social de podcasts)
Mas e aí? Onde estão os anunciantes dessa mídia?
O grande fato é que o podcast é uma mídia independente, onde não há censura, e pelo fato de ser independente muito dos podcasters não se comprometem a produzir conteúdo cumprindo datas para fidelizar seus ouvintes, e por consequência ter algum tipo de sucesso. Na verdade, ninguém ainda acredita que pode ganhar dinheiro vendendo espaço para a publicidade dentro do seu próprio podcast.
Por outro lado, por ser uma mídia independente, o anunciante ainda está inseguro em investir nesse veículo de comunicação partindo do pressuposto de esperar o podcast crescer realmente no país, que hoje conta com algo em torno de 500 podcasters ativos.
Mas, com muita calma os podcasts ainda vão explodir nesse país. Além dos encontros de podcasters, acontece todo ano o Prêmio Podcast, um evento especialmente voltado para esse tipo de mídia independente. E como grande destaque, temos o melhor podcast Brasil 2008, o Escriba Café que vale a pena conferir.
Outros sites com bons podcasts que valem a pena serem ouvidos, são:
– Rapaduracast (podcasts de cinema)
– Pod office (podcasts de tecnologia da web)
– Teiacast (blog com ínumeros podcasts)
– Asfixia (podcasts de notícias)
– Podbility (Começa agora, Podbility: O Podcast da Bullet)
Agora é só prestar atenção no potencial que essa nova mídia tem para ser explorado, seja amador ou profissionalmente.
E pronto, é só produzir!
Twitter! @mmatai e @NewronioESPM
Você precisa fazer login para comentar.