Como Ninguém é de ferro (:b), aqui está a versão traduzida do Newronio Experiment postado pela Hanna, abaixo:
Tags em fotos podem ser uma ótima maneira de pesquisar as percepções dos consumidores. Tags indicam duas coisas: o que o usuário está vendo ou fazendo e o que ele quer transmitir. Conhecer essas conexões nos permite encontrar possibilidades não exploradas nos processos de criação de marcas.
Resolvemos então criar um experimento.
O EXPERIMENTO: Usar tags de imagens para descobrir insights do consumidor relacionados à conceito da marca.
Passos-a-passo:
1. Escolha um termo/conceito relacionado a marca escolhida. Para esse experimento pegamos Dove e confiança como o conceito.
Procure pelo termo em um desses sites:
– www.compfight.com – Serviço de busca que utiliza o banco de dados do Flickr e só pesquisa imagens com permissão CC.
– www.blachan.com/shahi – Dicionário visual que conecta imagens de bases de dados do Google/Flickr/Yahoo a verbetes do Wikicionário.
2. Selecione algumas fotos e as tags relacionadas e coloque as juntas, assim como fizemos aqui abaixo.
3. Identifique outros conceitos azul claro e laranja.
4. Faça um arranjo com as imagens como se fosse um mapa visual. Pegue uma delas que represente o maior número de tags relacionadas com o conceito da marca.
5. A partir da foto que você escolheu crie uma palheta de cores no Kuler, um website da Adobe.
Aqui está nossa palheta de Dove/confiança.
Agora você tem uma palheta de cores e um mapa visual que pode te ajudar a criar e reforçar uma marca baseado em conexões simbólicas que pessoas reais estão fazendo.
Quer ver nossos resultados desse experimento? Clique aqui e veja o arquivo que também está disponivel para download.
Postado por Hanna Back, Traduzido por Christian Michelassi
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