Empreender é um assunto que vem sendo discutido dentro de diferentes carreiras, seduzindo públicos jovens e não-tão-jovens também a enveredar por caminhos de construção do próprio negócio e da própria autonomia de vida. Fórmulas prontas de sucesso, receitas de como desenvolver um plano de negócios para possíveis investidores, entre outras tantas ferramentas de apoio encontram-se disponíveis na Internet, em cursos onlines e presenciais além de workshops oferecidos.

Nunca foi tão fácil empreender !! Correto?? NÃO !!!

Fórmulas prontas pouco ajudam à quem quer iniciar um projeto de vida que sustente financeiramente seus sonhos e realizações. Não basta também apenas a paixão pela idéia de negócio, que propõe uma solução inovadora a um determinado problema. Essa etapa é apenas o começo.

Empreender implica uma mobilização interna pessoal, que vai muito além de uma boa formação. Significa “andar com os pés no chão” e entender que para ter um projeto bem sucedido o empreendedor deverá se despojar de vícios e hábitos, que dificultam sua exposição em situações desconhecidas.

Esses vícios e hábitos são o esconderijo que abriga aqueles que desejam empreender e os iludem com planejamentos inacabáveis e reuniões sem fim. Tudo aquilo que ajuda a manter o “candidato a empreendedor” em lugar garantido, na zona de conforto do escritório distanciando-o “da rua” e do contato pessoal com aquele que deverá ser o maior responsável pelo sucesso do empreendimento: o cliente.

Conclui-se aqui que “vender” é para os fortes !! É preciso muita competência e despojamento para negociar, onde o contato pessoal, olho no olho com o cliente, cria a oportunidade única de interação com aquele que irá financiar seu projeto ou comprar seu produto !!!

“As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas.”
Steve Jobs

UntitledPaula Calil
Administradora pela EAESP/FGV e Mestre em Semiótica e Linguística pela FFLCH/USP.
Como experiência profissional foi consultora de empresas e publicitária em empresas e agências de comunicação.
É Professora de Planejamento Estratégico de Marketing na ESPM, nos cursos de Comunicação e Jornalismo.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.