O destino dos turistas são aqueles lugares onde o belo predomina na paisagem, levando em consideração a arquitetura, natureza e até o conteúdo da região. E é inegável que a Tailândia está entre essas maravilhas buscadas pelos viajantes. Sua arquitetura que passa conhecimento histórico só de olhar, suas praias paradisíacas de águas cristalinas e seu por do sol de dar inveja são alguns aspectos que chamam a atenção, mas e para quem mora lá? Será que é toda essa maravilha?

Normalmente, o olhar de estrangeiro sobre seu destino se reduz nas maravilhas que o local tem a oferecer. E não, não está errado, afinal são os pontos turísticos e marcos da cidade que atraem os visitantes. Mas quem vivencia a rotina do lugar todo o dia tem um olhar e necessidades totalmente diferentes. Mesmo nas maravilhas da Tailândia isso não é diferente. Ainda mais na capital, Bangkok.

Bangkok vista a noite

Bangkok, além de ser a cidade mais movimentada de toda a Tailândia, é umas das cidades com mais congestionamentos no mundo. Ela é centro financeiro, histórico e cultural do país, sendo a décima maior população da Ásia. Colocando em termos próximos, é quase uma São Paulo para o Brasil. O caos da cidade mora em cada esquina, em cada vendinha e em cada espaço entre os carros na rua. Por isso, um estúdio de arquitetura criou uma maneira de se abafar disso.

O estúdio Enter Projects Asia construiu um retiro de ioga com material natural e estilos arquitetônicos que transpiram a calma necessária para a cidade de Bangkok. Veja as fotos:

Tudo foi pensado nessa casa de ioga. A madeira Tailandesa utilizada surge de cima e desce com formas de movimentos suaves, como se fosse uma dança ou até movimentos da própria ioga, até formar um banco, sendo esse um forte reafirmação do conceito da casa: relaxar. Os estúdios de ioga são compostas totalmente pela madeira tailandesa (como visto na última foto). A fachada de vidro da casa e madeira com entranhas nos estúdios faz com que o sol entre e a luminosidade se aflore pelo chão e paredes da estrutura dando a sensação de serenidade necessária. Além de influenciar para quem está dentro, a fachada de vidro faz com que os pedestres e motoristas vejam a casa e fiquem tentados a entrar no recanto de paz em meio a correria e caos de Bangkok.

O estúdio de arquitetura utilizou técnicas 3D’s junto a uma tecelagem clássica para a formação da estrutura. Com a ajuda de artesãos locais, usaram modelos e molduras feitos digitalmente para esse processo de construção. Aconteceu um trabalho muito organizado e bem feito!

Nenhum ser humano consegue viver em pleno caos ou em plena paz. Criar ferramentas para acelerar ou desacelerar o ambiente faz com que tenhamos o equilíbrio necessário para a vida. E em uma cidade como Bangkok, esse estúdio de ioga é essencial para a condução da vida.