A infância de todo mundo que teve contato com algum videogame certamente foi marcado pelo gênero conhecido como plataforma.

Plataforma é aquele jogo em duas dimensões em que o personagem caminha horizontalmente, pulando por cima de obstáculos e desviando de inimigos, geralmente seguindo para a direita. Mario, Sonic, Donkey Kong, Contra, Metal Slug entram nessa categoria.

De maneira saudosista, a RedBull e o freerunner (nome de quem pratica Parkour, o esporte urbano de pular entre prédios, muros e corrimões) Jason Paul recriaram a atmosfera desses games na vida real. Além das acrobacias, o vídeo conta com trilha sonora à altura.

Se essas duas coisas juntas não chamam a atenção, ao final do vídeo é revelado COMO ele foi feito. E isso sim é MUITO legal.

Pular entre paredes, se pendurar em parapeitos e todo tipo de coisas mirabolantes do parkour não são novidade nos videogames. O clássico  de 1992 Prince of Persia, que teve inúmeras continuações e até um filme em 2010, é um bom exemplo.

Mas talvez o exemplo mais legal em que o Parkour foi explorado ao máximo dentro de um videogame foi em Mirror’s Edge, de 2008. A perspectiva em primeira pessoa recebeu críticas antagônicas: ao mesmo tempo que era muito interessante ter pelo menos uma ideia de como seria dar piruetas por aí, muitos jogadores reclamaram de se perder ou mesmo de sentir enjôos com as viradas rápidas e de ponta cabeça.

A continuação do game foi apresentada na E3 desse ano e promete elevar o game a um novo nível. Ficamos no aguardo.

 

Minha barba. Minha vida.