Há exatamente 111 anos, um curta que revolucionou a grande tela foi apresentado pela primeira vez na França, Georges Méliès – mágico, dramaturgo,ator e diretor- apresentou “Viagem à Lua”.
Com a ajuda do seu irmão Gaston, o filme que tem 14 minutos e conta com dupla exposição, narra a história de um grupo de pessoas em uma expedição rumo à lua, organizado pelo professor Barbenfouillis.
Baseado em duas publicações da época: o livro homónimo de Jules Vernes e O Primeiro Homem na Lua de H.G. Wells, Méliès apresenta ao mundo a primeira ficção científica do cinema.
Admirado por cineastas renomados como Charles Chaplin e D. W. Griffith, nem tudo foi fácil…afinal de contas, várias fitas foram copiadas e exibidas no mundo inteiro sem Georges saber de nada. Sem nem ao menos receber por isso. Esse foi um dos motivos de um dos gênios do cinema vir à falência.
Vale lembrar que em 2002, cem anos após a estreia, uma cópia foi descoberta na França. Sendo ela mais recente, com uma nova trilha sonora e totalmente colorida à mão.
Muitos trabalhos foram perdidos com o tempo (foram mais de 500 curtas!), mas felizmente Viagem à Lua resistiu e hoje continua sendo um dos grandes clássicos e bastante cultuado no mundo inteiro.