Este livro não é nem um último lançamento, nem mesmo deve ter uma versão em português. Não é também um best seller. E não está disponível na versão tupiniquim da Amazon. Mas merece ser lido com certeza, se algum amigo seu puder trazer para você de uma viagem ao exterior.
Ele se chama ´Screw Business as Usual´, lançado em 2011 pela editora Virgin Books e escrito pelo megaempresário britânico Richard Branson.
Para quem não conhece, Sir Branson é fundador do grupo Virgin, que engloba música, aviação, biocombustíveis, moda, viagens interespaciais e até a editora que lançou este livro.
O livro mostra excelentes exemplos de como o empreendedorismo de hoje pode ser feito sim se pensando no Planeta em que vivemos e ainda ter lucro (ou seja o lucro vai para segundo plano, o que ainda é novidade para muitas empresas).
Logo no primeiro capítulo, o autor explica uma terminologia que chama a atenção e que é o foco da sua publicação: Capitalismo 24902. A definição parece uma coisa meio científica ou complicada mas não é: o que Branson quer dizer é que a circunferência da do Planeta Terra têm exatas 24 mil e 902 milhas, e – sendo assim – ele acredita que o mundo é uma coisa só e suas ações (e os métodos do seu negócio) vão afetar tanto as tribos da Lapônia, os alemães de Dusseldorf ou os elefantes asiáticos.
Ou seja, ou acreditamos que todos nós vivemos em uma mesma ilha flutuante cercada de ar, ou vamos afundar todos juntos hoje, amanhã ou depois.
Nas suas mais de 350 páginas Branson relata como este ´capitalismo sustentável´ pode ocorrer, quais empresas estão fazendo isto hoje além de muitos exemplos da sua vida empresarial marcada por triunfos e – logicamente – insucessos.
Saindo um pouco da esfera do livro, em breve, o megaempresário vai se aventurar fora da órbita terrestre com aeronaves criadas por sua equipe. A empreitada está disponível a mortais como nós, devem ter muita coragem e uma conta bancária pra lá de polpuda. Quer viajar também? Clique aqui
Para terminar, dois comerciais da Virgin Atlantic que mostram que – quando o assunto é propaganda – ele também gosta de campanhas pouco convencionais:
Bom fim de semana, boas férias e (espero) boa leitura.
Darlan Moraes Jr
Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann.
Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz