Gosta do universo lúdico? Quer pensar com um pouco mais de profundidade algumas questões de criação de jogos e game design? Este post é um power up pra você, caro leitor. Procurei reunir aqui alguns livros essenciais (separados por categoria) para te ajudar nessa jornada.
Periodicamente vou procurar reunir novas coletâneas de bibliografias, sites e blogs sobre o tema. Acredito que na PARTE 2 irei divulgar só material brasileiro sobre o tema.
Boa leitura. Boas pesquisas. Go gamers!
GAME DESIGN:
ADAMS, Ernest; ROLLINGS, Andrew. Fundamentals of Game Design. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2007.
BRATHWAITE, Brenda; SCHREIBER, Ian. Challenges for Game Designers: non-digital exercises for vídeo game designers. Boston: Cengage Learning, 2009.
CO, Phil. Level design for games: creating compelling game experiences. Berkeley: New Riders, 2006.
FULLERTON, Tracy; SWAIN, Christopher; HOFFMAN, Steven. Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. Burlington: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.
KAUFMANN, Morgan; TREFY, Gregory. Casual Game Design. Burlington: Morgan Kaufmann, 2010.
MARCELO, Antonio; PESCUITE, Julio. Design de jogos: fundamentos. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
MARTINHO, Carlos; PRADA, Rui; SANTOS, Pedro. Design e desenvolvimento de jogos. Lisboa: Lidel, 2014.
MASTROCOLA, Vicente Martin. Ludificador: um guia de referências para o game designer brasileiro. São Paulo: edição do autor, 2012.
SALEN, Katie & ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: game design fundamentals. Massachusetts; The MIT Press, 2004
SCHELL, Jesse. The art of game design. Burlington: Elsevier, 2008.
HISTÓRIA DOS GAMES:
BARTON, Matt; LOGUIDICE, Bill. Vintage Games: an insider look at the history of Grand Theft Auto, Super Mario, and the most influential games of all time. Oxford: Focal Press, 2009.
CHIADO, Marcus Vinicius Garrett. 1984: a febre dos videogames continua. São Paulo: Edição do autor, 2012.
CHIADO, Marcus Vinicius Garrett. 1983: o ano dos videogames no Brasil. São Paulo: Edição do autor, 2011.
WOODS, Stewart. Eurogames: The Design, Culture and Play of Modern European Board Games. Londres: McFarland, 2012.
PARA PENSAR BUSINESS EM GAMES:
BERGERON, Ulysse; NADEAU, Jean-François. Canadá, el país de los videojuegos. IN: El imperio de los videojuegos. Selección de artículos de Monde Diplomatique. Santiago: Aún Creemos En Los Sueños, 2014.
TEORIA DE GAMES:
BOGOST, Ian. Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. MIT Press, 2007.
FLANAGAN, Mary. Critical Play: Radical Game Design. Cambridge; Massachusetts: The MIT Press, 2009.
JUUL, Jesper. A casual revolution. Cambridge: The MIT Press, 2010.
SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life and Utopia. EUA: Broadview Press, 2005.
Vince Vader
Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.
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