Vai dizer que você nunca quis ir para lugares como Paris ou Londres só para tirar aquela foto tradicional ao lado dos lindos monumentos? As cidades mais famosas do mundo ficaram famosas justamente por terem pontos turísticos assim: grandes estátuas, ou construções que hipnotizam o olhar.

Porém, quando uma cidade quer investir em turismo sem ter uma dessas construções, qual pode ser a solução? A cidade de Bruxelas, que enfrenta esse problema desde que sofreu ataques terroristas no ano de 2016, conseguiu a ajuda da agência Rosapark para mostrar o verdadeiro monumento que merece ser apreciado: os habitantes de Bruxelas.

Graças a aparelhos de alta tecnologia, 500 moradores da capital da Bélgica foram transformados em estátuas holográficas 3D e foram projetados em uma grande praça da cidade numa espécie de pedestal onde se lia “os verdadeiros monumentos de Bruxelas são suas pessoas”. A campanha durou três dias, com mais de 3000 visitantes visitando o local da exposição, e pesquisas mostraram que os próprios habitantes da cidade se mostraram mais propensos a promover o turismo onde moram.

A agência que promoveu esse movimento também fez parte de outras grandes campanhas ao redor do mundo que estão fazendo sucesso não só em seus respectivos países, mas também no resto do planeta, como uma campanha anti-suicídio em Londres e uma campanha pró-adoção de cachorros de rua em Barcelona. Por causa disso, a experiência do monumento de Bruxelas ganhou um vídeo muito bonito, que conta toda a história por trás da campanha e mostra como o povo dessa cidade nórdica pode ser caloroso e carinhoso. Confira:

eu toco teclado numa banda chamada internet.