Sinapse por Christian Michelassi, 28/01/2010.
Flash mob ainda é a bola da vez? Pelo visto, sim, já que fiquei sabendo de dois que aconteceram essa semana aqui em São Paulo. Considerando que há menos de um ano isso nem era assunto da grande mídia, flash mob ainda tem o que falar.O leitor do Newronio já sabe o que é Flash Mob. Se não sabe, aqui está a explicação.
Vamos aos dois exemplos:
– São Paulo fez aniversário essa semana e dentre as comemorações estava um FM em homenagem ao Michael Jackson. Nada de mais, até porque Wacko Jacko merece essa homenagem. Mas o ponto aqui é o fator surpresa. O FM foi divulgado no calendário oficial da comemoração do aniversário e daí foi divulgado também pelo Twitter. Se todos estavam sabendo que ele ocorreria, que graça teve? Que reações as pessoas tiveram?
– O segundo exemplo aconteceu aqui na #CParty. Mensagens no Twitter avisavam que as 20hrs de ontem haveria um flash mob na #CParty organizado pela Porto Seguro. Claro que o público que está aqui dentro sabe o que é Flash Mob, então avisar que naquele horário ocorreria um acabaria com o fator surpresa.
A questão nao é criar uma categoria de flash mob a qual pode ser considerada a mais pura ou ainda institucionalizar o flash mob e enquadrá-lo em regras a ser seguida. A crítica aqui feita é que o flash mob tem o propósito de surpreender o público que está no ambiente e em nenhum desses dois casos a surpresa aconteceu. Nesses dois exemplos, a aglomeração não passou de uma simples manifestação e de novo isso nada tem.
Tuitai-nos @NewronioESPM e @ChrisMichelassi