TV & Cinema

Os efeitos práticos estão voltando, ainda bem

By Luiz Daniel Gattaz

December 06, 2016

Parece que a indústria cinematográfica desde que aprendeu a usar o CGI decidiu abusar um pouco dessa técnica para deixar os filmes mais reais ou diminuir o trabalho de construir inúmeros cenários e gastar horas maquiando atores e figurantes.

Por um certo lado, é interessante confiar na tecnologia e facilitar as coisas, porém para o público em geral essas imagens tem se tornado cada vez mais falsas e são até apelidadas de defeitos especiais.

Reclamar desses efeitos no passado é compreensível, mesmo que alguns tenham se destacado e até ganharam Oscar como Jurassic Park, A Mosca, Alien e Star Wars.

A trilogia de Senhor dos Anéis foi responsável por dar orgulho à equipe de maquiagem e efeitos especiais, além de dar uma revitalizada nessa indústria que vinha perdendo espaço desde o boom do CGI. Cada Orc e cenários demoraram horas para ficar prontos, mas de fato, o resultado final não decepcionou e levou inúmeros prêmios na indústria. Tanto que uma das maiores reclamações com a trilogia do Hobbit foi o CGI para fazer os personagens que com maquiagem pareciam muito reais.

Para os telespectadores mais exigentes ou aqueles que gostam de ver algo bem feito, os efeitos práticos têm voltado com força para o cinema, principalmente em filmes que na certa teriam sido feitos com o famoso CGI.

Mad Max: estrada da fúria não é nenhuma surpresa quando se trata de efeitos práticos, porém o vídeo dos bastidores nos mostra que 99,9% do que vimos na versão final foi feito com dublês e carros correndo no deserto australiano.

O filme baseado na série de games Assassin’s Creed, também está usando muito dos efeitos práticos, de acordo com o que foi contado na CCXP. Com muitos dublês, lutas e filmagens em cidades antigas europeias, o filme estrelado por Fassbender tenta utilizar o CGI apenas quando necessário.

A franquia do Star Wars sofreu um pouco com o excesso de CGI na época das Prequels e isso acabou irritando bastante os fãs, além do CGI inútil na edição Blu-Ray para a trilogia original que trouxe um Jabba The Hutt bem mal feito. Mas, graças à J.J. Abrams o efeito prático para criaturas voltou à saga e o diretor de Rogue One também quis incorporar isso ao seu filme para deixar o mais realista possível.

Mesmo que o orçamento seja alto para deixar os efeitos com qualidade é possível notar a diferença e perceber que só temos que agradecer por essa prática estar voltando aos poucos.