Sinapse por Christian Michelassi, 02/07/09.

Cart Newronio

Pesquisa realizada pela Millward Brown mostrou que os consumidores digitais são mais fiéis a marcas que os consumidores offline. Lembrando que para essa pesquisa, consumidores digitais são aqueles que já compraram ou pesquisaram por produtos na web.

A pesquisa também revelou que o setor ao qual os consumidores são mais fiéis é o setor de empresas aéreas com 93% seguido de hardware (48%), software (45%) e perfumes(29%).

Fonte: Trendspotting

E como podemos comprovar isso? Vamos levantar hipóteses:

As empresas aéreas mantém relações estreitas com os clientes. Para aqueles que viajam muito há a possibilidade do cartão de fidelidade que garante milhas. No cadastro para participar desses programas o cliente informa seu email o que pode ser uma porta aberta para o email marketing e a partir disso divulgar promoções, novas rotas, novas comodidades e assim conseguir a tal fidelidade.

No caso de produtos de TI, como os soft e hardwares é fácil entender o porquê da fidelidade. O consumidor digital é aquele que antes de comprar tende a pesquisar todos os detalhes do produto antes de desembolsar o dinheiro. Entra em fóruns, lê reportagens, assiste tutoriais. Faz de tudo para descobrir qual é o melhor produto e depois dessa batalha a marca que, para seus propósitos, estiver melhor posicionada ganhará um cliente fiel, visto que em vários lugares esse cliente viu que o produto daquela marca é o melhor, portanto, passará a ser comprado com mais freqüencia. Vide casos de Apple Fans.

E nos casos de menor fidelidade, o que podemos entender?

Supermercados por exemplo ficou com 7% de fidelidade. Isso pode acontecer devido ao fato de que o cliente está procurando produtos por preço e como supermercados oferecem os mesmos produtos (claro, com variações de lugar, renda do público), mas com preços diferentes, a internet ajuda a fazer essa pesquisa de preços sem mesmo sair de casa.

Como diria o pessoal do Podbility: Empresários, aprendam! Por que ter medo da internet e das volutibilidade das marcas dentro do meio digital se você pode se aproveitar desses resultados e fazer investimentos para fidelizar seu cliente?

Fonte: Trendspotting

Opa, me tuíta! @Michelassi e @NewronioESPM