Foi lançada no dia 25 de agosto a nova campanha da Nissin Lámen que comemora os 50 anos da chegada do famoso miojo nas terras brasileiras. Criada pela F/Nazca Saatchi & Saatch, a campanha intitulada “Paródia” aborda a história do macarrão instantâneo desde os anos 60 até dias atuais.

Para aqueles que não conhecem a música “Biquíni de bolinha”, a letra ganhou um novo formato e novos ingredientes que compõe o abrangente universo dos amantes de miojo e suas diversas formas de preparo ao longo desses anos, mostrando que o “jeitinho brasileiro” também existe quando o assunto é incrementar um alimento de 3 minutos.

Na melhor idade, o miojo continua sendo o salva-vidas dos monstros do estômago e principalmente dos universitários que não se familiarizam com a cozinha ou para os gourmetizados de plantão que usam até o pacotinho vendido a menos de 2 reais como um experimento de arte culinária para a criação de delícias como lasanha, pão de hambúrguer, omelete, yakisoba ou a famosa “gororoba”mesmo.

Considerado a melhor invenção dos japoneses, o miojo nasceu das mãos de Momofuko Ando, ou “Rei dos macarrões”, no dia 25 de agosto de 1958, quando as filas em busca de comida pós 2ª Guerra Mundial o sensibilizaram. Acreditando que “A paz só está garantida quando não se está com fome”, Momofuko cria o alimento saboroso, rápido e barato que preencheu e preenche as prateleiras dos pontos de venda de todo o mundo há 57 anos.

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Da mesma forma que para fazer algo grandioso é preciso fazer algo pequeno, a grandiosidade do macarrão instantâneo chegou a um ponto que foi criada a Associação Mundial de macarrão instantâneo (WINA – “World Instant Noodles Association”) que nos diz que o terceiro maior país de extensão territorial, a China, é o maior consumidor do mundo, aproximadamente 46 bilhões de pacotes anualmente e caso só comêssemos miojo, gastaríamos apenas 140 dólares anualmente. Assim como a criação do museu do miojo e a “Missão miojo”, campanha que sintetiza a universalidade do miojo ao criar um projeto de lançamento do alimento para ser preparado no espaço.

Universalizando algo já mundialmente conhecido, a F/Nazca Saatchi & Saatch criou mais uma ação para Nissin Lámen e essa levará o miojo ao espaço. A “Missão Miojo” tem previsão para o lançamento nesse ano. A capsula que contém o miojo preparado pelo chef francês Emmanuel Bassoleil, será lançada após o foguete atingir 100km de altura e será cozida ao voltar à terra e atingir a mesosfera, caindo em uma região desértica dos EUA e concluindo as comemorações de aniversário e dando ao nosso querido miojo, o título de primeiro alimento cozido no espaço.

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Ultrapassando os limites de nosso tempo e nos levando tanto para o passado com a campanha de 50 anos quanto para o futuro com a “Missão Miojo”, o macarrão instantâneo Nissin Lámen nos mostra como pequenas ações conseguem transcender décadas e mudar culturas em 3 minutos.

Um velho em corpo de menino que usa as palavras como escada dos seus sonhos.