O lento movimento de aceitação do movimento LGBT parece progredir, mesmo em vista da grande quantidade de notícias, protestos e outras movimentações que defendem a família tradicional.

O diálogo chegou ao ponto em que grandes marcas já têm segurança suficiente para assumir uma posição política à respeito. A presença de Netflix na Parada do Orgulho LGBT desse ano, promovendo seu seriado exclusivo Orange Is the New Black, já não parece mais uma posição de vanguarda e de quebra de paradigmas.

Nesse contexto, duas das mais inovadoras empresas da atualidade, as quase “rivais” Google e Facebook, embarcam de cabeça. Ambas apresentam uma divisão oficial em prol da diversidade (Google Diversity e Facebook Diversity), e com a chegada do mês do Orgulho LGBT, não poderiam ficar paradas.

A primeira, através do Youtube, lançou a campanha #ProudToPlay, que enaltece e dá apoio aos atletas que, independente de sua orientação sexual, são respeitados e devem ter orgulho do que são e do que fazem.

A segunda, apresentou uma homenagem mais simples, porém um tanto mais original: criou uma série de stickers (feature do chat da rede social que permite envio de pequenas ilustrações) sobre famílias não-tradicionais, pessoas com orientação de gênero não-binária e várias outras manifestações de gênero e sexualidade.

FBstickers2 FBstickers

 

Com campanhas assim, um futuro em que o preconceito e a violência decorrente dele sejam abrandados ou até mesmo extintos não parece uma ideia tão distante ou irreal.

Minha barba. Minha vida.