Sinapse por Christian Michelassi, 23/02/2010.

Passada a euforia do Super Bowl, alguns pensamentos sobre aqueles comerciais valem a pena de (!) serem divididos. Que raios o Google fez naqueles 52s mais caros da publicidade mundial?

Gmail, GReader, GMaps… O Google é um empresa de serviços da internet, ponto. Toda a sua comunicação normalmente acontece na web mesmo. Quando seus serviços são lançados, o Google publica vídeos no Youtube para explicá-los. O máximo offline que acontece é a apresentação do lançamento em alguma conferência.

O Prof Renato Mader, que está sempre aqui conosco no Newronio, e eu conversamos sobre essa estratégia do Google de anunciar na mídia tradicional. Não é um retrocesso utilizar a TV como forma de comunicação. Pelo contrário. Aquele papo de que mídias novas matam as mídias velhas já caiu e nós sabemos que as mídias se complementam. Mas a aproximação do Google às mídias tradicionais simboliza uma saída do Google do território exclusivo da web. O que conversamos com Renato Mader é: Será que o Google não estaria interessado em sair também do Online e vir para o Offline?

Dito e feito, o Google essa semana anuncia um serviço que há algum tempo já foi anunciado, mas agora é pra valer: Google Energy. Eu imagino que esse serviço funcione em paralelo, se não conjuntamente com o Google Powermeter. Nesse novo serviço, o Google poderá comprar e vender energia elétrica. Além de controlar seu gasto com os servidores, o qual imagino que deve ser enorme, o Google poderá distribuir energia. Louco, não? Ainda mais se você lembrar que o Google também tem planos de lançar serviço de internet de 1GB. Imagine um Google combo: Internet, energia e …. quem sabe que outro serviço.

Pelo visto o Google está mesmo saindo da exclusividade do Online e migrando também para o Offline. O julgamento fica com você, mas que o Google está cercando os serviços e dominando tudo, ah, isso está.