Acontecerá hoje, na ESPM, às 19:30 hs, um encontro muito significativo para nossa comunidade. Vamos nos reunir para comemorar (lembrar juntos) o grande poeta, professor e amigo Mario Chamie.

Desde o dia 1 de agosto, estamos vivendo a Ocupação Mario Chamie e hoje ela chega ao seu ponto alto.

Talvez os alunos atuais do curso sequer tenham ouvido falar em seu nome, mas ele atravessou quase toda a história da ESPM, até seu falecimento há cinco anos. Daí a ocupação com fotos no Espaço Urbano, livros na Sala de Estudos, poemas emaranhados em fios em torno da quadra.

Quem bater os olhos nas passagens escolhidas pelos professores Celso Cruz e João Carlos Gonçalves, terá contato com um brilho daquele que foi um mito como poeta e intelectual, e uma amigo de primeira ordem.

Grande contador de histórias, gigante em sua tiradas, como em: “Ou o sujeito presta, ou é um sistemático”.

Aqueles de nós que tivemos a honra e o prazer de conviver com ele, gostaríamos de levar a quem não os teve a possibilidade de entrar em contato com sua obra e legado.
Esta é também nossa história, um fio de contato com outro tempo, outra modo de viver e pensar a vida poeticamente, com rigor.

Professores e ex-alunos, ao lado da cineasta Lina Chamie, filha do Mario, vamos trocar lembranças e reavivar o legado daquele que tivemos o privilégio de ter em nosso convívio.
Com saudade e gratidão, convidamos a todos a virem se alimentar também ocupar e serem ocupados pelo poeta Mario Chamie.

Picture1

desanti

Pedro de Santi

Psicanalista, doutor em psicologia clínica e mestre em filosofia. Professor e Líder da área de Comunicação e Artes da ESPM.

   

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.