Arte & Design

O verdadeiro sentido de menos é mais com Saul Bass

By Juliana Fonseca

August 11, 2017

Provavelmente você já se deparou, ou pelo menos se sente familiarizado, com alguma obra do designer gráfico Saul Bass, um grande ícone minimalista do século XXI. O artista passou muitos anos de sua vida produzindo pôsteres para filmes famosos como The Man with the Golden Arm (1955), Anatomy Murder (1959) e The Shining (1980).

Com traços grossos e pretos, seus cartazes tinham uma identidade muito única. As cores primárias e cortes desregulares trouxeram uma assinatura para o trabalho de Bass. Os diretores o  apreciavam pela sua facilidade de destrinchar a história e ressaltar a essência do filme, focando a atenção do espectador e construindo a imagem de grandes sucessos cinematográficos.

Nascido em 1920, no estado do Bronx (EUA), o artista só ingressou na carreira Hollywoodiana por volta da década de 40. Bass foi o primeiro a ver com grande importância a abertura e encerramento dos filmes, coisa que hoje ficamos até acabar os créditos na sessão esperando a cena final.

O artista fez tanto sucesso que chegou a produzir pôsteres para a grande premiação do OSCAR, nos anos de 1991 até 1996.O ícone da cultura pop foi amplamente copiado por muitos fãs e admiradores que se inspiraram em seu estilo com muitos cartazes de filmes conhecidos como Pulp Fiction e Laranja Mecânica.

A frase “menos é mais” é quase uma regra pro minimalismo, e provavelmente foi a frase mais utilizada por Saul Bass em toda a sua vida. Se você quiser conhecer, e se inspirar, mais em um artista que fez tanto pelo nosso design gráfico, todos os seus trabalhos encontram-se em seu site.