A produção em massa por máquinas tornou os objetos muito menos interessantes.

As pessoas não buscam saber mais sobre o processo de produção daquilo que estão comprando, porque a maioria das coisas são basicamente feitas de uma forma que realmente não surpreende. É simples: várias unidades do mesmo produto saem padronizadas, perfeitas dos grandes aparelhos e a interferência humana se torna quase que desnecessária.

Quando vemos essa linda bonequinha japonesa, não damos seu devido valor.

11

Parece só mais um objeto que uma máquina fez sem nada de especial, quando na verdade o processo de produção dela é o de uma obra de arte.

Ele utiliza a madeira e a tinta para criar à mão todos os detalhes e a forma da boneca, com muito cuidado e precisão e fazendo com que elas se tornem singulares e ganhem muito mais valor.

3

4

5

7

8

9

Se um objeto tão pequeninho já tem uma produção tão complexa, imagine criar algo grande, detalhadíssimo à mão.

A Steinway and Sons faz pianos inteiramente à mão. Cada um de seus pianos tem 12.000 partes específicas montadas por 300 pessoas. Para a produção de um piano é necessário um ano inteiro de trabalho.

A empresa faz os pianos mais caros do mundo, sendo o maior valor já registrado 1,2 milhões de euros para o piano “Sound of Harmony” (na foto abaixo) que levou cerca de 4 anos para ser finalizado.

445847sound-of_harmony

É fácil entender porque um piano feito à mão é tão difícil de ser feito. O interessante é que a manufatura também pode te surpreender em coisas que você nem pensaria.

Jimmy Diresta pega pedaços de madeira e cria colheres. Eu sei que isso não parece nada atraente, mas é incrível como não é simples como esperaríamos que fosse fazer uma colher com madeira.

]

Pode esquecer, se você resolver se perder na floresta, leve sua colher.

Música, música e música.