Na construção de um filme todas as etapas são cruciais para a qualidade da obra. Desde o roteiro, direção, maquiagem, figurino, atuação, edição de cenas até o som. Quando todas essas peças se juntam no quebra cabeça, temos um filme. E uma dessas etapas é indispensável para a caracterização dos filmes de desenhos animados: o som.

Nas animações são trabalhados temas mais lúdicos e do imaginário popular, podemos ver isso em clássicos como Toy Story, O Rei Leão, Dumbo, entre outros. Em todos esses filmes, o cenário e o trabalho na humanização de seres inanimados e de animais são feitos a partir da identificação sonora. A partir dela, conseguimos construir em nosso mente a personalidade de cada personagem, os momentos emocionais caracterizados por pequenos ruídos sonoros que completam o sentimento da cena e o cenário como um todo.

É importante ressaltar que o trabalho com o som é muito particular de cada obra: tudo vai depender dos personagens e de suas características físicas e emocionais, além do cenário ambiente construído para cada enredo. Em Toy Story, por exemplo, as características de Buzz como um brinquedo do espaço são importantes para a construção de sons que remetem a composição do traje do personagem. O material que é feito os brinquedos e objetos também influencia nessa construção, então os movimentos corporais emitem sons que transmitem ao telespectador sons que assemelhamos ao material original do personagem.

A construção sonora é de Toy Story é tão impactante que, para seus fãs, é possível ouvir o laser icônico de Buzz mesmo sem som, não?:

Esse grande sucesso sonoro de Toy Story se vale pelo equilíbrio encontrado entre os contrastes: exagero e o real, pequeno e o grande, literal e subjetivo, forte e fraco. Esse trabalho árduo entre os conceitos acaba fazendo a obra chegar no ideal sonoramente falando. Veja só os efeitos dessa produção:

Esse trabalho se encontra em todo cenário cinematográfico, mas nos desenhos animados é mais nítido e interativo com a mente do telespectador, por caracterizar sonoramente situações marcantes. Com um bom trabalho sonoro, o filme já tem meio caminho andado!