Imagine um mundo em que as pessoas só paguem exatamente por aquilo que consomem. Todos sabemos que pagamos mais por impostos do que pelos produtos em si. O que fazer, então, quando é necessário aumentar o valor do seu produto, pelo aumento de impostos, se o preço não justifica aquilo que está sendo oferecido?

Em 2013 na Espanha, houve um aumento de 8% para 13% do imposto para espetáculos teatrais. Isso produziu uma grande queda no público de peças, cerca de 30% em apenas 1 ano. Como então, seria possível atribuir um valor justo para essa arte?

A partir disso, companhia de teatro de comédia independente “Teatreneu“, criou o “Pay Per Laugh”, uma estratégia para mensurar a qualidade e recepção daquilo que está sendo apresentado. É colocado um tablet de frente a cada espectador, que reconhece suas risadas, cobrando um valor por risada e somando um total no final da apresentação. Dessa forma, o consumidor pagaria apenas pelo que foi apreciado.

Na mesma linha, atua a agência brasileira 301.yt. A empresa produz, exclusivamente, conteúdos para o youtube, cobrando de seus clientes por cada visualização recebida.

Música, música e música.