Sinapse por Vinícius Aranha, 03/12/2009 às 17h30

Quem nunca sonhou em abrir o próprio negócio? Imagina então quando se têm uma grande idéia na cabeça e se tem a certeza que se pode ganhar muito dinheiro com ela?Diz-se que a cada dia está mais difícil ganhar dinheiro, pois todas as grandes ideias já apareceram, mas a realização desse sonho só depende de você.

Com esse sonho na cabeça é que muitas pessoas dão início ao sonho de se tornar patrão e não dever nada pra ninguém. Agora, como fazer isso? Veja o passo a passo da construção desse sonho.

Vamos imaginar uma situação hipotética em que você tem esse produto inovador e precisa montar sua loja para vender. Para montar essa sua loja você precisa primeiramente de um ponto comercial. Esse ponto pode ser próprio (sorte sua se você já tiver posse desse estabelecimento) ou você pode comprar um, ou até mesmo alugá-lo. Nessas duas ultimas opções pode ter certeza que já houve um grande gasto de capital da sua parte.

Digamos que o ponto comercial seja seu e você não teve gastos em adquiri-lo, portanto você não se importa em ter que pagar o IPTU, mesmo sendo esse imóvel em São Paulo, que sofreu um aumento de 40% na taxa de impostos, mas tudo bem, você tem que ter algum gasto, não é mesmo? Bem, para ter essa loja em funcionamento, vamos ter que listar alguns gastos inevitáveis como: Conta de Água, conta de luz, conta de gás, manutenção de equipamentos, acessórios em geral que as instalações necessitem (lâmpadas, fiação, fechaduras, etc…), taxas de escritura, entre outras. Também não serei espírito de porco de dizer que essa sua loja corre o risco de ser roubada, incendiada ou sofrer qualquer outro tipo de dano, por isso vamos considerar também um gasto que você precise ter com a contratação de um seguro. Estou considerando também que você irá trabalhar de acordo com a lei vigente do país, pagando todos seus impostos e, portanto nem consideraremos nesse ponto, eventuais gastos com multas pagas por irregularidades não é?

Bem, antes que eu vá adiante e comece a listar os demais gastos que se terá com funcionários e todos os direitos que nossa rigorosa lei trabalhista os oferece, deixe-me fazer uma pergunta: Você ainda sonha em abrir essa sua loja? Se você percebeu o quanto é custoso operar um negócio desses, mas não quer abandonar seu sonho e seu tão promissor produto, a luz no fim do túnel se chama: Varejo Online.

Em um sistema de varejo online todos esses problemas listados referentes a custos elevados que se tem com um ponto comercias são drasticamente reduzidos, tornando possível o sonho de sucesso profissional para quem tem uma boa idéia, mas não pode investir altas quantias nesse sonho.

Pode se considerar uma das principais vantagens desse módulo de varejo também, além do baixo custo, o infinito de alcance aos consumidores, ou seja, com apenas um espaço, que nesse caso estamos falando de um site, você pode impactar qualquer consumidor em qualquer parte do mundo. Esse é um alcance que só poderia ser alcançado com lojas “físicas” se você tivesse um ponto comercial em cada bairro de cada cidade do mundo. Imagine todo esse número de lojas multiplicadas pelos gastos acima. Não… Melhor nem imaginar, mesmo porque se isso fosse verdade, nem assim se impactariam tantos consumidores como se tendo uma loja online.

Não se pode negar também que em se ter um varejo online acarreta também em uma forte organização, principalmente nos aspectos de logística, principalmente na produção e na manutenção de estoques e entregas, sendo os estoques são a maior dificuldade pois a produção é relativa ao tipo de produto e a distribuição pode-se terceirizar através do serviço dos Correios.

E para quem está achando estranho esse varejo online ser tão cheio de benefícios e passível de dificuldade, de fato temos que assumir que nesse negócio há uma grande dificuldade: A comunicação. Assim como o seu, podem existir milhares outros de sites de comercio querendo chamar a atenção do consumidor. Apesar de esse ser um ponto crítico e que possa preocupar a ponto de pensar mais uma vez que o sonho acabou, mais uma luz no final do túnel: O poder da comunicação que a web 2.0 apresenta é suficiente para alavancar esse seu negócio, mas a capacidade de saber bem utilizar essa mais nova ferramenta só depende de você. Seu sonho mais uma vez só depende de você!

Twitter @NewronioESPM @vinicius_aranha