Todo garoto que gosta de futebol, provavelmente, já quis ter um time pra chamar de seu. Não digo isso no sentido do fanatismo, time do coração, mas no sentido de ser proprietário um time de futebol. Até algum tempo atrás isso só poderia acontecer nos jogos de videogame, no futebol de botão ou na imaginação dos amantes do esporte bretão. Ou se você fosse um magnata russo.

Agora o sonho pode se tornar realidade. Um site inglês, o MyFootballClub, surgiu em 2007 com a proposta de arrecadação de fundos para a compra de um time de futebol. O sucesso foi tamanho que em um mês já foram efetuados 50.000 cadastros e no primeiro dia de venda de cotas foram arrecadados £250,000. Após 10 dias, foram arrecadados meio milhão de libras. A Electronic Arts investiu, como patrocínio, uma boa quantia para auxiliar na compra. Foi cogitada a compra de gigantes adormecidos do futebol inglês, como o Leeds Utd. (terceira divisão) e o Nottingham Forest (segunda divisão), ambos campeões europeus nos anos 80. Porém, foi decidido pela compra do Ebbsfleet United, clube que joga na sexta divisão inglesa.

 

Desde então, todas as decisões do clube são realizadas por votações pelos donos das cotas, detentores de 75% do clube, que chegaram a 21.000 pessoas de 70 países diferentes. Passou por votação a escolha do patrocinador e o design do uniforme (Nike), preço dos ingressos, conselho diretivo dos clubes, venda e compra de jogadores. Também são decididos os esquemas táticos e quais jogadores vão a campo, tudo por via democrática.

Em maio de 2008 o Ebbsfleet chegou à final da Copa da Federação Inglesa. O jogo, disputado no emblemático estádio Wembley, teve 40.000 espectadores e donos de cotas de 20 países diferentes viajaram para ver o jogo do time deles. A final, contra o Torquay United, terminou em 1×0 para o Ebbsfleet, que levantou a taça.

Toda essa experiência mostra existe um novo formato de administração de clubes esportivos, muito mais transparente, democrático e participativo, com muitas chances de sucesso e grande potencial de crescimento. Também pode mostrar que os torcedores podem muito bem ter razão em chamar o técnico de burro e reclamar da escalação daquele jogador maldito que ninguém gosta.

Ainda é possível comprar cotas de participação, no site do MyFootballClub. O preço é £35 anuais, equivalmente a, aproximadamente, R$ 120.

Marcelo Druck, 2 de dezembro de 2008, 17h10

Agência de Publicidade da ESPM