Glen E. Friedman é um fotografo famoso pelos retratos iconicos que tirou dos grandes nomes do movimento skate, punk e rapper dos anos 70 e 80.
Ele começou a tirar fotos de amigos skatistas e apresentá-las para fabricantes de skates com a esperança de ir para anúncios publicitários. O aperfeiçoamento nas técnicas o levou a comprar a sua 35mm e retratar profissionalmente seus amigos.
Assim, em uma pista de skate conheceu o fotografo jornalista C.R. Stecyk III que gostou de seu trabalho. De repente Glen era o mais novo membro da equipe da revista de Stecyk e seu contato com o mundo do skate aumentava cada vez mais.
Tony Hawk em 1984
Vários anos mais tarde Friedman começou a tirar fotos de bandas punk nos shows que frequentava. Nomes como Black Flag, Bad Brains, Minor Threat e outros tiveram sua primeira aparição em mídia nacional e internacional por um trabalho de Friedman.
Glen era apaixonadamente leal a seu público e incansavelmente dedicado a fazer seus amigos ganharem fama. Sua meta era expor os outros aos ideais destes artistas, principalmente em revistas de skate e, mais tarde, em fanzines e revistas de música.
As bandas punks influenciaram sua visões políticas e suas perspectivas progressistas , principalmente a californiana Black Flag, grande influente no nascimento do grunge. Foi com ela que aprendeu a ética de trabalho DIY ( do it yourself ou “faça você mesmo” ) e assim lançou a fotozine “My Rules”, que vendeu 10 mil cópias, sendo a zine mais vendida da época.
Henry Rollins do Black Flag em 1982.
Jello Biafra dos Dead Kennedys em 1980.
Friedman continou buscando novos mercados com seu entusiasmo, e em uma viagem para Los Angeles, se reencontra com seus amigos do Beastie Boys. Ele começava ali a sua participação na cena Hip-Hop.
Ainda em LA, tirou algumas das mais memoráveis fotos dos Beastie Boys. Documentou o estopim de Run DMC, Public Enemy, Ice T entre outros. Muitas de suas fotografia se tornaram capas de discos, sendo de grande valor histórico.
A famosa foto dos Beastie Boys. Washington Sq. Park, New York. 1986
Run, DMC e Jam Master Jay. Queens, Nova York. 1985
Glen E. Friedman com sua grande influência, também teve sua partipação no cinema, onde foi co-produtor e consultor criativo em 2002 do famoso documentário Dogtown and Z-Boys, em que trata dos pioneiros do skate.
Friedman ainda hoje é amigo da maioria das pessoas que fotografou. Ele joga softball com Adam Horovitz do Beastie Boys e permanece próximo dos produtores Russell Simmons e Rick Rubin que o introduziram na cena Hip-Hop.
Você precisa fazer login para comentar.