Por João Rietmann
Meio da noite. Um número estrangeiro toca no celular. “Good evening, the time has come, don’t miss your appointment. Someone is waiting for you in the night” (Boa noite, a hora chegou, não perca seu encontro. Alguém te espera no meio da noite). Sei do que se trata. Ligo o computador. Abro meu browser e entro no site.
Sou apresentado à Francis, um bombeiro com um trabalho desgastante e uma família que precisa de atenção. Porém, suas noites em claro acabam consumindo sua energia para manter o ritmo de sua rotina. Ele sofre de uma desordem que atinge 30% da população dos países desenvolvidos: a insônia.
Após experienciar a rotina do bombeiro, outras pessoas são apresentadas. Com cada uma, é possível entender a insônia de perspectivas diferentes. Alguns sofrem, são depressivos e procuram se tratar, se angustiam. Outros simplesmente se adaptam e a adotam como um estilo de vida.
Intrigante, o site é apenas disponibilizado para aqueles que sacrificam parte do seu sono para entender como essas pessoas se sentem. O conceito é novo, se apresenta como um documentário interativo e colaborativo, assim, sendo um insonioso ou não, você é convidado a compartilhar sua experiência com a noite.