#sinapse por Henrique Castilho

 

Existem tantos nomes de esmalte que não dá nem pra contar nos dedos (HÁ!). E precisa de muita criatividade pra conseguir dar nome pra todas essas cores. A equipe do Newronio contou os da Risqué, Colorama e Impala – marcas conhecidas por batizar seus esmaltes com nomes mais randômicos que os das minhas tias (são 5 tias, sendo que todas começam com a letra “V”). São no total 433 cores, com nomes do tipo “deixa beijar”, “neném” e “ha ha ha”. Dá pra imaginar quais cores representam esses nomes?

Como aprendemos nas aulas de marketing, um portfólio extenso de produto agrada públicos distintos. Porém, quando exagerado, dificulta o controle da empresa sobre cada esmalte. Uma das maneiras de contornar esse ponto negativo é dividí-los em categorias que apresentem características em comuns – a linha “cintilantes” possui tons pastéis metalizados, bons para senhoras de idade; já a “terra dos sonhos” tem cores mais delicadas. Mas qual seria o motivo dessa quantidade homérica de cores de esmalte? Essas marcas perceberam que o público feminino para esmaltes é o segmento mais plural que pode existir, por isso têm que se adequar a fim de não perder público para as concorrentes.

 

Tiramos fotos dos esmaltes que algumas meninas da ESPM estão usando. E o pessoal ARENAS deu os nomes:

 

 

Quer estar por dentro da moda? @NewronioESPM

Henrique passa as manhãs dos dias de semana na ESPM, as tardes dos fim de semana tocando música e as noites de terça vendo a Portuguesa no Canindé.