Estereótipo é algo muito usado em propagandas comerciais, principalmente se é em pró de algum publico específico ou visa beneficiar alguém.
Pensando nesses filmes, a SAIH (Fundo de Assistência Nacional de Estudantes e Acadêmicos da Noruega) divulgou o seu prêmio Rusty Radiator Awards, que aponta as principais propagandas que abusam do estereótipo. Segundo a organização, quem faz o uso continuo desse tipo de propaganda “fere tanto a causa quanto as pessoas retratadas. Ela tira a dignidade e ação das pessoas, enquanto cria apatia em vez de ação nas pessoas ao redor do mundo”.
O filme Let’s Save Africa! – Gone Wrong foi feito especialmente para divulgar o prêmio, onde um ator especializado em propagandas de ajuda à Africa, demonstra toda a sua atuação e sabedoria em relação ao assunto. Claro que, o tal “ator” só é ator no filme mesmo. A intensão disso é mostrar que essa é a impressão que fica, quando todos os comerciais ajem da mesma forma, estereotipando o povo africano e sua cultura.
“Precisamos mudar a maneira como as campanhas de arrecadação de fundos estão comunicando os problemas relacionados a probreza e desenvolvimento”, diz o descritivo do prêmio.
Realizando o caminho inverso, a SAIH também possui o prêmio Golden Radiator Awards, que premia os bons comerciais, aqueles capazes de permitir que as pessoas contem suas próprias histórias de diversas perspectivas, criando engajamento com base no conhecimento. Um dos concorrentes deste ano é o incrível 4 Years Old’s Bucket List, da Water Is Life. A votação termina no dia 3 de dezembro.
A produção é da iKind Productions.