Estamos chegando perto da época do natal e as marcas já começaram a disputar qual será a melhor propaganda natalina.

A rede de supermercados Sainsbury`s divulgou sua aposta com o video “Christmas Is for Sharing”, uma viagem ao tempo à iconica trégua de natal durante a primeira guerra mundial.

A história conta que durante a semana que antecedeu o Natal, alemães e ingleses realizaram um pacto de não agressão. Durante esse tempo de trégua, saudações e canções eram vistas entre as trincheiras, no campo que antes era palco da matança. A tensão foi reduzida a ponto de os soldados irem ao lado inimigo entregar presentes e alimentos, e até jogaram uma partida de futebol.

O filme de três minutos é dirigido pelo consagrado Ringan Ledwidge, o mesmo diretor do comercial ganhador de cannes Tree Little Pigs (que já falamos aqui). Na versão da Sainbury`s, um britânico vê um alemão cantando “Silent Night”, e em seguida o convida para uma possível amizade seguida de uma partida de futebol.

Esse vídeo, que recria cinematicamente uma das mais bonitas histórias de guerras, comove pela força de um momento tão triste como a guerra. A atuação dos atores e a super produção romanticamente pensada, ilustram bem a tradução da história: o ser humano é maior do que qualquer intenção de poder.

Naquelas trincheiras, o olhar de um soldado com medo inspirou o espírito da empatia entre britânicos e alemães. Nos dias de hoje, o que é necessário para você se por no lugar do outro? Lembre-se “Christmas is for Sharing”, mas não apenas com aqueles ao seu redor.

Um dos filmes que retrata precisamente as emoções da guerra das trincheiras é o Cavalo de Guerra, do grande Spielberg.

Em uma cena da ficção, o cavalo, que é o principal personagem, fica preso em meio ao arame farpado. Um soldado surge com uma bandeira branca sinalizando que irá ajudar o animal. Porém, ele pouco consegue ajudar. Graças a um soldado inimigo, que lhe da um alicate para cortar o arame, o cavalo é salvo. Uma cena que lembra muito a história contada pela Saimbury`s.

vindo de outros tempos mas sempre no horário.