TV & Cinema

O mundo sombrio de Guillermo del Toro

By Victoria Carneiro

October 09, 2015

Provavelmente um dos diretores latino Americano mais conhecido do mundo, Guillermo del Toro Gómez nasceu em Guadalajara no México em 9 de Outubro de 1964.

Criado em um ambiente cristão, desenvolveu o interesse pelo cinema quando criança e mais tarde chegou a aprender efeitos e maquiagem com Dick Smith, que trabalhou em filmes como Taxi Driver, O Exorcista e O Poderoso Chefão.

Guillermo chegou a trabalhar com maquiagem por dez anos até abrir sua própria empresa de efeitos especiais, a Necropia.

Seu primeiro longa foi Cronos, em 1994, onde um mecanismo, que dá ao seu dono vida eterna, é encontrado por Jesús Gris depois de 450 anos e lentamente o transforma em uma espécie de vampiro. Apesar do filme não conseguir dinheiro o suficiente para pagar seu orçamento, é um sucesso de crítica até hoje, tendo recebido prêmios no festival de Cannes e conseguindo 89% de aceitação no Rotten Tomatos.

Seu segundo filme veio três anos depois, logo após um grande acontecimento na vida do diretor. Perto do início das filmagens, o pai do diretor foi sequestrado com resgate de $1 milhão. 72 dias depois, o diretor James Cameron, que já era um grande amigo de del Toro, ficou sabendo do acontecimento e prontamente lhe deu o dinheiro.

Com a situação resolvida e a família morando nos EUA as filmagens de Mutação começaram. A história é sobre um cientista que inventa um inseto que mata baratas, porém eles se voltam contra a humanidade. O filme rendeu uma bilheteria de 25 milhões de dólares somente nos EUA, porém permanece o filme que o diretor menos gosta.

Em 2001, A Espinha do Diabo contava a história de um orfanato para meninos, onde um deles começa a perceber uma presença paranormal. Não tão focado no terror, mas sim no drama dos personagens, o filme lucrou 1.9 milhões de dólares a mais do que seu orçamento e foi um sucesso entre o público.

Sendo um grande fã de quadrinhos, em 2004 o diretor foi responsável por fazer com que uma história pouco conhecida se tornasse um grande sucesso. Hellboy é o demônio conjurado e resgatado dos nazistas que luta contra as forças das trevas. O filme arrecadou 99 milhões de dólares e quase não aconteceu já que del Toro havia sido convidado para dirigir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

A sequência viria em 2008 com Hellboy 2: o Exercito Dourado. O filme de maior sucesso do diretor rendeu $160 milhões e foi nomeado ao Oscar de Melhor Maquiagem.

Entre os dois filme sobre o demônio, o Guillermo dirigiu, escreveu e produziu um dos contos de fadas mais sombrios e conhecidos até hoje. O Labirinto do Fauno, de 2006, foi gravado em espanhol e o próprio diretor desenvolveu as legendas. A história de Ofélia, sua mãe e seu mundo mágico foi nomeada para 6 Oscars, tendo vencido Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia e Melhor Maquiagem..

O mais recente filme de Guillermo é Circulo de Fogo envolve uma das paixões de diretor, monstros gigantes. O longa conta a história de uma Terra que é constantemente invadida por monstros e para derrota-lo, os humanos criam robôs gigantes: os jaegers.

Os projetos futuros de del Toro também impressionam. Dia 15 desse mês, chega aos cinemas A Colina Escarlate, o novo terror do diretor com Tom Hiddlestom, Mia Wasikowska e Jessica Chastain e, para 2017, a Universal assinou um contrato do Guillermo para a produção de 3 filmes sobre o Frankenstein.

Um fato curioso sobre o diretor é que ele escreveu ou co-escreveu todos os roteiros de seus filmes e além de sua história atrás da câmera, del Toro escreveu também uma trilogia de livros, que no ano passado se tornou uma serie com o mesmo título: The Strain.

Além de tudo isso, Guillermo del Toro dirigiu uma abertura dos Simpsons com várias referências aos seus filmes e à outros clássicos do terror.

Os fãs não precisam se preocupar: muitas criaturas e histórias ainda surgirão da mente do diretor e a prova é esse tour pela casa dele: