Entretenimento

O mundo lúdico de Gracinha

By Mel Frutuoso

March 09, 2022

No final de novembro de 2021, Manu Gavassi estreou na Disney Plus com um projeto mais que especial: um álbum visual de Gracinha, seu último lançamento musical.

Esteja preparado para mergulhar em um mundo tão real e, ao mesmo tempo, tão fictício, que você pode ficar até um pouco desorientado. 

A vulnerabilidade de Manu é tamanha que chega a ser palpável; isso porque, após seu estrondoso sucesso no Big Brother Brasil 2020 (BBB 20), a artista se viu em meio a uma multidão que a rodeava com uma ideia de Manu Gavassi que não era real.

Sufocada, ela decidiu escancarar esse sentimento da maneira mais sincera possível e, ainda assim, sem perder seu tom mágico.

Seu desabafo não coube em apenas um álbum ouvido, por isso, conheçam a história da pequena bailarina Gracinha.

Presa a uma personagem delicada e sem poder expressar seus verdadeiros sentimentos, a artista se encontra em um dilema: continuar com a farsa de sempre ou buscar o que a faz se sentir livre.

Para ela, arte é sensação e expressão; vai além de ingressos vendidos. Mas Gracinha não aparenta ter muito poder de fala; como dizem: “o show precisa continuar”, concorde ou não.

A primeira faixa – “Eu nunca fui tão sozinha assim” – ou o primeiro ato, já vem carregada de uma letra forte, contendo versos como:

O que falam de mim, gostam de mim

Pessoas de máscara sorriem pra mim

E eu nunca fui tão sozinha assim

Falam de mim, não sei se gostam de mim

Mas pessoas de máscara sorriem pra mim

E eu nunca fui tão sozinha assim”

É impossível ignorar o sentimento de confusão ao longo dos 41 minutos que nos é dado. Mas esse álbum visual é muito mais que isso: simpatizamos com a solidão interna de Gracinha, por isso que, ao final, ao som de “Cansei”, conseguimos finalmente vê-la seguindo seu coração. 

A viagem, então, termina com a frase: “Cabô, chega de gracinha”, permitindo que olhemos para Manu Gavassi com outros olhos. Uma mulher com um passado musical pop e infantil, agora madura o suficiente para revelar seus demônios.

Confesso que o álbum musical não é uma grande obra, as músicas não possuem tanta variedade entre si, mas, ainda assim, o visual consegue além de entreter, deixar mais real tudo que Manu Gavassi viveu desde o BBB 20.