Como é o mundo em um mesmo instante?
Não foi essa a pergunta que levou Anna Alexander a retratar a mesma hora (e minutos) em todos os 24 fusos horários do planeta, mas foi para ela que deu a resposta.
Tudo começou com uma parceria entre a revista Wired e o diretor de Interstellar, Christopher Nolan, como editor convidado. A ideia era uma edição recheada de questões acerca do tempo, do espaço e das diferentes dimensões.
Anna era responsável por usar a fotografia para explorar algum desses assuntos. Bem, pensou, a NASA já apresenta tudo que a fotografia pode oferecer sobre o espaço e representar múltiplas dimensões em um meio que só tem duas seria um desafio grande demais para o pouco tempo disponível.
Tempo, então, foi o objeto escolhido. Mais precisamente, uma representação um pouco mais “terrena” do conceito de relatividade apresentado no filme. Em uma versão menos teórica e mais poética, claro.
(Essa última é a contribuição de Tuca Reinés, fotografando o Rio De Janeiro às 23h29)
Todas as imagens estão no post de Anna no site da revista.
Seguindo a mesma linha de tentar capturar o mundo inteiro em um mesmo intervalo de tempo, o Youtube organizou em 2010 o Life In A Day, em que usuários eram convidados a enviar vídeos sobre o seu 24 de Julho.
O projeto recebeu nada menos do que 80.000 clipes, que foram assistidos, compilados e montados em um filme de 90 minutos com a direção de Kevin McDonald e Ridley Scott.
O projeto é sensível à realidade de cada um dos protagonistas, do menino chileno que acorda 4h da manhã para engraxar sapatos aos monges no Tibet que nunca param com seus deveres para com o templo.
E o mais incrível: apesar de todo o fascínio que todas as histórias geram, a história não passa de apenas um dia comum na vida da Terra.
O filme completo pode ser visto no próprio Youtube.
Você precisa fazer login para comentar.