Aposto que quando se fala de vampiros, todo mundo vai lembrar de Crepúsculo, ou do Drácula, ou de algum filme/livro indie sueco.

Por que será que, aqui nessa terra linda de meu deus, ninguém costuma se lembrar dos vampiros daqui mesmo do Brasil?

André Vianco, paulistano nascido em 1976, é o principal nome quando se fala de literatura de terror no Brasil. E a maioria de suas histórias envolve, justamente, vampiros.

vianco

Criado em Osasco, Vianco tem verdadeira paixão pela cidade de São Paulo, principal palco de suas histórias, que tem em alguns de seus pontos turísticos os principais e inusitados momentos das criaturas noturnas.

senhor_da_chuva

Seu livro de estreia, no entanto, não é sobre vampiros. Senhor da Chuva, de 1999, foi o primeiro romance publicado do autor e conta a história de um anjo que, após violenta batalha contra asseclas infernais, é gravemente ferido e precisa possuir o corpo de um humano para não perecer.

O ato é contra as regras estabelecidas entre o Inferno e o Céu e desencadeia verdadeira guerra, que pode botar à baixo um ou todos os planos envolvidos.

Sua série seguinte foi a responsável por impulsionar sua fama e apresentar, finalmente, os vampiros em São Paulo.

os_sete

Os Sete, também lançado em 1999, apresenta uma herança maldita da colonização portuguesa que jamais imaginávamos: ao explorar os restos de um galeão naufragado, alguns amigos encontram pesadas caixas de prata que, inadvertidamente, abrem e libertam 6 vampiros que há muito foram confinados ainda no velho continente.

Enquanto procuram sobreviver, os vampiros vão aprendendo como o novo mundo funciona, bem como alguns poucos humanos procuram conter os inexplicáveis desaparecimentos e mortes.

O interessante é ver a história se passar por diferentes pontos de cidades brasileiras e também a diferente visão de Vianco acerca dos vampiros, cuja condição é resultante de um pacto com o demônio que também concedeu a cada um deles um super-poder.

Sim, super-poder. Inverno congela tudo à sua volta, Tempestade conjura raios e chuva, Acordador consegue conversar com os mortos e por aí vai. Parece um pouco estranho, mas cada um tem sua razão de ser e existir.

Mas calma, durante o livro inteiro só ouvimos menções ao sétimo vampiro, o mais forte e sanguinário do bando. Ao final do livro temos a intensa e assustadora passagem de seu despertar, mas a história acaba ficando para o próximo livro.

setimo

Longe de querer apenas sobreviver, Sétimo tem verdadeiro desejo de se tornar soberano de tudo que conhece. Passa a criar seu exército de seres noturnos, que resulta em gigantesco aumento nos casos de pessoas desaparecidas, algo que desperta as autoridades mas, claro, estas nunca suspeitando do que realmente acontece.

Cabe a um jovem e seu improvável aliado, que vem de uma família cuja briga contra os vampiros está no sangue, defender o planeta da ameaça sombria. A ação é rápida e a batalha final entre humanos e vampiros é impossível de ser interrompida durante a leitura.

Em sua trilogia subsequente, Bento (2003), O Vampiro-Rei Vol I (2004) e Vol II (2005), Vianco apresenta um cenário inédito: os vampiros acabaram por vencer os humanos, tomando conta de tudo que antes era nosso.

trilogiabento

Contra as criaturas, um homem aparentemente comum, Lucas, se descobre possuidor de imensos poderes que podem virar o jogo para os humanos.

A história se estende por todo o território brasileiro, até os confins da Ilha de Marajó, em que os protagonistas vão buscar ajuda da poderosa bruxa Tereza.

São uma série de livros que, além de levar em conta o cenário natural brasileiro, inova ao apresentar um mundo dominado por vampiros, em que os poucos humanos restantes se refugiam em fortalezas escondidas e super fortificadas.

A noite nunca foi tão assustadora quanto na história desses 3 volumes.

De 2006 para cá, Vianco deu continuidade para os eventos de Sétimo na série O Turno da Noite, sobre vampiros sobreviventes que patrulham as ruas de SP.

Além disso, o autor assinou o roteiro de algumas HQs, entre elas a última parte de O Turno da Noite e a origem dos vampiros de Os Sete e Sétimo, nos dois volumes de Vampiros do Rio Douro.

vampiros_riodouro

Para quem se interessar, o autor tem trabalhado com a Rede Globo, dá dicas sobre escrever em seu canal do Youtube além de manter um blog, sempre com novidades de livros e eventos.

 

Minha barba. Minha vida.