Existem diversas descobertas e projetos no mundo da arte e da ciência que apresentam grande importância para o universo artístico ou acadêmico, mas que nem sempre tem uma utilidade física. Robert Lang é um físico, engenheiro e artista, especialista em transpor conhecimento do mundo da arte para o da ciência e vice-versa.
Robert Lang é fascinado por origami e sempre se interessou pela arte exata e como ela se desdobra em diferentes fórmulas matemáticas. Assim, percebendo sua aptidão pela área de exatas, Robert foi estudar engenharia elétrica na California Institute of Technology, sempre mantendo o origami como hobby.
Em 1988, aos 27 anos, Robert Lang começou a trabalhar na NASA e conseguiu unir suas duas paixões, engenharia e origami. Ele desenvolveu formas e padrões de dobra de painéis de satélite, robôs e até mesmo de airbags. Paralelamente, Robert Lang lançou diversos livros sobre origami e fórmulas para o desenvolvimento de dobraduras, muitas vezes os transformando as dobraduras de papel em complicadas equações matemáticas.
Lang se aposentou em 2001 e desde então expõe suas dobraduras pelo mundo.