TV & Cinema

O melhor do clássico 10 coisas que odeio em você

By Luísa Serpelloni

April 01, 2019

Se você curte filmes teen dos anos 90, provavelmente já ouviu falar de “10 coisas que odeio em você”. O filme completou 20 anos na semana passada e não podíamos perder a oportunidade de enaltecer a produção.

Para quem não conhece, a história é sobre duas irmãs totalmente opostas, a mais nova Kat Stratforde e a mais velha Bianca Stratford. O problema começa quando a irmã mais velha quer começar a sair com um menino mas o pai dela só deixa se a caçula também sair e Bianca faz de tudo para encontrar alguém para a irmã.

Dois pontos legais do filme que talvez poucas pessoas conheçam é que primeiro, ele é inspirado em uma peça de Shakespeare, A Megera Domada e segundo, esse foi o primeiro grande papel de Heath Ledger nas telonas antes de interpretar Coringa na trilogia Cavaleiro Das Trevas, de Christopher Nolan.

Uma das coisas que fazem o filme ser tão incrível é a personagem principal Kat Stratforde. Diferente das mulheres em filmes de comédia romântica que eram interpretadas na época, a personagem é um verdadeiro exemplo de “girl power”. Ela reforça em diversos momentos que não precisa de um homem para viver (e realmente não precisamos) e que ela por si só é o suficiente. Kat é uma garota que possui objetivos diferentes, enquanto as personagens femininas da época sonhavam em encontrar o tal príncipe encantado, ela só quer ir para faculdade estudar artes e se tornar independente.

Outro ponto iconico do filme é a cena que Patrick Verona, interpretado por Heath Ledger, se declara para Kat cantando a música “I love you baby” de Frank Sinatra.

Por último, porém não menos importante, é o poema que Kat escreve para Patrick. Além do poema ser lindo, a atuação de Julia Styles faz com que qualquer um se emocione e se identifique com as emoções sentidas pela personagem.

Se você não conhece ou quiser relembrar do filme, ele está disponível no Netflix.