Se você curte filmes teen dos anos 90, provavelmente já ouviu falar de “10 coisas que odeio em você”. O filme completou 20 anos na semana passada e não podíamos perder a oportunidade de enaltecer a produção.

Para quem não conhece, a história é sobre duas irmãs totalmente opostas, a mais nova Kat Stratforde e a mais velha Bianca Stratford. O problema começa quando a irmã mais velha quer começar a sair com um menino mas o pai dela só deixa se a caçula também sair e Bianca faz de tudo para encontrar alguém para a irmã.

Dois pontos legais do filme que talvez poucas pessoas conheçam é que primeiro, ele é inspirado em uma peça de Shakespeare, A Megera Domada e segundo, esse foi o primeiro grande papel de Heath Ledger nas telonas antes de interpretar Coringa na trilogia Cavaleiro Das Trevas, de Christopher Nolan.

Uma das coisas que fazem o filme ser tão incrível é a personagem principal Kat Stratforde. Diferente das mulheres em filmes de comédia romântica que eram interpretadas na época, a personagem é um verdadeiro exemplo de “girl power”. Ela reforça em diversos momentos que não precisa de um homem para viver (e realmente não precisamos) e que ela por si só é o suficiente. Kat é uma garota que possui objetivos diferentes, enquanto as personagens femininas da época sonhavam em encontrar o tal príncipe encantado, ela só quer ir para faculdade estudar artes e se tornar independente.

Outro ponto iconico do filme é a cena que Patrick Verona, interpretado por Heath Ledger, se declara para Kat cantando a música “I love you baby” de Frank Sinatra.

Por último, porém não menos importante, é o poema que Kat escreve para Patrick. Além do poema ser lindo, a atuação de Julia Styles faz com que qualquer um se emocione e se identifique com as emoções sentidas pela personagem.

Se você não conhece ou quiser relembrar do filme, ele está disponível no Netflix.

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.