Arte & Design

O maior resgate artístico na era pós-guerra.

By Caio Anequini

November 05, 2013

Todos nós sabemos que o ano de 1945 ficou marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, que, convenhamos, não foi apenas um mero fim… Com o desfecho no Japão, com as bombas atômicas, a guerra finalizou com um número de mortos que corresponde a mais de 3% da população mundial da época.

Depois de 68 anos, o mundo continua a sofrer consequências dessa guerra. No Japão, por exemplo, a radiação das bombas atômicas ainda afetam a população idosa. Porém, hoje é mais um dia de vitória. Na Alemanha, em Munique, mais de 1.500 obras de arte modernistas foram resgatadas de um colecionador alemão.

Segundo o The Guardian, as obras haviam sido confiscadas na década de 30 e 40 pelos nazistas, por tratarem-nas como depravadas e impróprias. Na lista de obras encontradas, encontram-se trabalhos de grandes artistas, como Matisse, Picasso, Kleen e Chagall e poderá ser avaliada em 1 bilhão de euros (R$ 3 bilhões).

A coleção foi encontrada por acaso, quando auditores fiscais investigavam Cornelius Gurlitt, o qual mantinha as obras guardadas em um depósito.

Mais uma vitória para a humanidade, que contribui para ficarmos cada vez mais livre deste fantasma da Segunda Guerra.