Você conhece o El Ojo?

Se você trabalha ou estuda comunicação, é um nome que vale a pena ter na cabeça: trata-se do maior festival de propaganda da América Latina. Aliás, não só da América, pois envolve também produções da Península Ibérica, que partilham as mesmas línguas que nós.

São 17 anos premiando as produções em português e espanhol, com categorias das mais distintas. Um dos mais cobiçados é o Prêmio de Cinema e TV, que parece ter certa tendência a ir para propagandas argentinas (o que não é de todo inesperado, visto que o país possui o maior know how cinematográfico por aqui). No ano passado o Gran Prix  ficou com a Ogilvy pelo belo Beauty Sketches, para a Dove.

Há também uma categoria específica para trabalhos que transcendam formatos tradicionais e expandam os horizontes da propaganda atual. Nessa categoria, Beauty Sketches ficou com Prata, perdendo apenas para Fãs Imortais, que cria uma carteirinha de doadores de órgãos para os fãs do Sport Club de Recife, também da Ogilvy.

A novidade desse ano é a categoria Inovação, que premia o bom uso da tecnologia, seja de aplicativos, plataformas, mobile ou o que for, como cerne da ação.

Algumas das campanhas brasileiras que estão concorrendo não são desconhecidas do público e já fizeram sucesso em Cannes (e também aqui no nosso blog).

Os Últimos Desejos da Kombi, da AlmapBBDO concorrendo em Cinema e TV

Bald Cartoons, da Ogilvy&Mather concorrendo em Cinema e TV

Spot Contra o Silêncio, da DM9 DDB concorrendo em Rádio

Nivea Protege, da FCB concorrendo na inédita categoria Inovação

A premiação está acontecendo agora, entre os dias 19, 20 e 21 de Novembro, em Buenos Aires. Ficamos no aguardo e torcendo para que a produção nacional receba seu devido reconhecimento.

Minha barba. Minha vida.