Arte & Design

O luxo e a arte

By Luisa Fleury

June 13, 2013

Na sua opinião, vale a pena pagar muito caro (alguns salários mínimos) em um produto, pelo simples fato de ele ser caro, ou por que é de uma marca que é considerada uma marca de luxo? Afinal, a questão é, o que realmente é luxo para você?

Essa questão é muito questionável. Alguns dizem que luxo é aquilo que é feito sem intenção de vender, como se fosse arte, e por isso, custa muito caro. Outros, por mais que os produtos tenham uma padronização, o luxo é algo que há um alto envolvimento da pessoa que faz o produto, e que isso interfere no resultado final. O valor agregado ao produto é carinho, a qualificação da pessoa que está fazendo, e se a expertise da pessoa está envolvida no produto.

O luxo pode ser confundido até com um produto de alta qualidade, que é feito em linha de produção em massa, onde os operários são praticamente escravizados. Não há um alto envolvimento do operário com o produto. O que já é possível perceber em vídeos como o da Rolls Royce(abaixo), Dior e Louis Vuitton (acima), em que o processo de fabricação chega a ser artístico e que há um cuidado a cada passo.

As vezes, podemos acabar julgando quem “gasta” X reais em um produto, “só por causa da marca”, mas não vemos o que está por trás. O preço de carros da Rolls Royce, por exemplo, chegam a ser tão altos, que é muito difícil vê-los nas ruas, sendo usados, na sua maioria, por membros da realeza e chefes de Estado. A não ser que for alugado para um casamento. Os carros são feitos sob medida e são vendidos uma média de 15 carros por ano, em cada país em que a empresa está presente. Isso porque a cada carro feito, são necessários 60 pares de mãos e 450 horas para fabricá-los.